Que pessoas dependem da Floresta Amazônica para viver?

Perguntado por: laragao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Embora não tão conhecidas como os povos indígenas e seringueiros, há também outras populações tradicionais nos meandros do bioma, como quilombolas, ribeirinhos, pescadores e pescadoras artesanais, agricultores familiares, piaçabeiros, peconheiros, e outros.

Os Yanomami que moram na floresta
O maior grupo remanescente de indígenas que habitam a floresta amazônica é o povo Yanomami, composto de 15 mil indivíduos só no Brasil. Na Venezuela, há outros 15 mil indígenas desse povo.

A floresta garante as chuvas para boa parte da América do Sul e tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Abriga imensa biodiversidade, com milhares de espécies de plantas e animais, algumas ainda desconhecidas ou pouco estudadas. É berço da maior bacia hidrográfica do mundo.

Pecuaristas, professores indígenas e madeireiros estão entre os mais de 20 milhões de pessoas que vivem na Amazônia, tirando seu sustento da maior floresta tropical do mundo.

Os maiores grupos de índios da Amazônia são os Guaranis, Xerentes, Amawákas, Anambés, Kambebas e os Aruá. No entanto, há mais de 200 diferentes etnias espalhadas por todo o Brasil.

Produtos da floresta
As espécies da Amazônia também são importantes pelo seu uso para produzir medicamentos, alimentos e outros produtos. Mais de 10 mil espécies de plantas da área possuem princípios ativos para uso medicinal, cosmético e controle biológico de pragas.

Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta. A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul.

CERCA DE 180 povos indígenas vivem na região amazônica do Brasil, somando uma população de aproximadamente 208 mil indivíduos.

Na Amazônia, o extrativismo realizado pelas comunidades tradicionais influencia o modo de vida de grande parte da população, que obtem sua sobrevivência com a coleta de frutos, sementes e outros produtos da floresta, além da caça e da pesca.

As populações ribeirinhas, no ambiente amazônico são capazes de sobreviverem através do extrativismo do açaí, buriti, de outras árvores frutíferas que estão disponíveis na região e também da pesca, pois como se sabe há um grande número de rios e também uma grande variedade de peixes na Amazônia.

As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo. A qualidade deste recurso, primordial para a saúde e o desenvolvimento rural e urbano, está vinculada com a gestão florestal. As florestas propiciam 40% de toda a energia renovável do mundo.

Resposta: As árvores de uma floresta protegem o solo do impacto direto da água das chuvas, evitando os problemas de erosão. ... A vegetação ainda protege o solo da ação direta dos raios solares e dos ventos. As raízes das árvores impedem também a compactação dos solos, uma vez que elas aumentam o seu espaço poroso.

A área inscrita na Lista de Patrimônio Mundial pela Unesco possui mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade, com importantes exemplos de ecossistemas de várzea, florestas de igapó, lagos e canais – os quais formam um mosaico aquático em constante mudança, onde vive a ...

Logo, o grileiro, o desmatador da Amazônia que abre área para a pecuária são pessoas ligadas à atividade econômica, que expandem seus negócios por meio da devastação.

Brendan Fraser foi um dos principais galãs do cinema no começo dos anos 2000. Astro da bem-sucedida franquia de aventura “A Múmia”, o ator ficou conhecido mesmo por interpretar um ingênuo e desastrado selvagem em “George, o Rei da Floresta”.

Sérgio Teixeira

Tradicional no futebol amador desde que foi fundado, o clube se profissionalizou e começou a disputar competições profissionais apenas em 2015 após investimento por parte do empresário Sérgio Teixeira.

Os indígenas da Amazônia desenvolveram sistemas de manejo de agroecossistemas que podem e de- vem servir de referência para novos sistemas de uso da ter- ra, dentro do conceito de sustentabilidade que a sociedade atualmente exige.

Os primeiros habitantes da Amazônia foram os índios, que se relacionavam de forma harmônica com o meio, realizando suas atividades sem gerar danos à biodiversidade.

Povos indígenas e outros grupos que vivem na floresta amazônica aperfeiçoaram o uso de compostos químicos encontrados em plantas e animais. O conhecimento sobre o uso dessas plantas geralmente fica nas mãos de um curandeiro, que por sua vez repassa a tradição para um aprendiz.

Os principais produtos do extrativismo vegetal do estado do Amazonas são: banana, madeira, melancia, guaraná, borracha, castanha-da-amazônia (maior produtor do país), tucumã, cacau, graviola, pupunha, cupuaçu, essências, óleos de copaíba, andiroba, piaçava, coco, açaí e bacuri.

As estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.