Que personagem bíblico ficou viúva por 3 horas?

Perguntado por: loliveira2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Depois de um período de quase de três horas, chegou Safira e, tendo entrado no local, sem saber o que aconteceu, Pedro veio até ela e a perguntou por quanto ela vendeu a propriedade. Como resposta ela disse o mesmo valo que seu marido havia colocado diante dos pés dos apóstolos, ou seja, ela também mentiu.

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos.

Incentivar todas as crianças a decidirem ser honestas em pensamento, palavras e atos.

Na maioria dos casos, a Bíblia aborda a questão das viúvas e não dos viúvos. Reduana ficou viúva.

A história da moeda da viúva é um alerta sobre aqueles que se aproveitam de outros. Acredite ou não, o mesmo alerta se aplica para cada um de nós.

Jesus viu a viúva e contou aos discípulos o que ela fizera. Ele disse que as pessoas ricas deram mais dinheiro do que a viúva, mas elas tinham mais para dar. A viúva não tinha mais dinheiro. Ela deu tudo o que tinha, por isso deu a Deus mais do que todas as pessoas ricas.

Não apenas havia a dor espiritual e emocional, mas aquela viúva de Naim também teria de enfrentar a ruína financeira — até a possibilidade de morrer de fome. No casamento, a mulher era designada à família do marido para proteção financeira. Se ele morresse, ela ficava aos cuidados do filho herdeiro.

4, 2) diz que essa mulher era a viúva de Obadias, mordomo de Acabe, e que o dinheiro emprestado mencionado no texto tinha sido gasto no sustento dos cem profetas que ele escondeu e sustentou (I Rs. 18:4, 13).

A preocupação de Deus com as viúvas e os órfãos é também evidente no Novo Testamento. Leia Tiago 1:27.

3:12–16.

1. Mulher a quem morreu o cônjuge e que não contraiu novas núpcias.

Neste artigo, nossa tarefa será estudar um debatido texto do Novo Testamento (Atos dos Apóstolos 5.1-11) em que um casal (Ananias e Safira) quer ingressar na comunidade cristã primitiva de Jerusalém, mas é assassinado por uma violenta intervenção de Deus.

QUEM FOI ANANIAS? Residente de Damasco na Síria, foi um dos 70 discípulos de Jesus (Lucas 10:1), era um Judeu fiel de acordo com a lei e de reputação excelente entre os judeus que moravam em Damasco. Ananias foi chamado pelo Senhor para uma missão especial.

1 E um certo homem chamado aAnanias, com Safira, sua mulher, bvendeu uma propriedade; 2 E areteve parte do bvalor, sabendo-o também sua mulher; e trazendo uma cparte dele, a depositou aos pés dos apóstolos.

A história do filho da viúva de Naim nos ensina que nada não foge do controle do nosso Deus. Por mais que não entendamos algumas situações e circunstâncias, Deus tem um propósito para todas as coisas.

7 Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.” (2 Rs 4.1-7).

Jesus percorreu esse caminho quando tomou uma de- cisão resoluta e partiu de Cafarnaum e foi até a pequena cidade chamada Naim, onde realizou um milagre impor- tante e fundamental, somente narrado no Evangelho de Lucas (Lc 7,11-17). Para as palavras assinaladas com asterisco, veja o glossário na parte final.

A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho. O profeta prometeu que, se ela o dividisse com ele, o alimento não acabaria. A viúva acreditou no profeta Elias e dividiu seu alimento. Todos os dias, havia comida suficiente para eles.