Que perigos podem causar um curto-circuito *?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Um curto-circuito pode ocorrer caso um circuito for montado de forma que ambos os terminais estejam ligados no mesmo potencial elétrico. Eles podem provocar explosões e incêndios e gerar diversos danos.

O que pode causar um curto-circuito? Descuido e falta de informação são as maiores causas de um curto-circuito, por esse motivo, iremos explicar quais são as situações mais comuns que podem ocasionar esta sobrecarga. Ligar muitos aparelhos na mesma tomada provoca uma sobrecarga (aquecimento) no circuito elétrico.

O curto-circuito é um termo que define a conexão de baixa resistência entre os pólos de um dispositivo elétrico, que causa a passagem de um excesso de corrente capaz de provocar acidentes.

Como evitar curto-circuito em casa?

  1. Verifique os aparelhos. Antes de usar um aparelho, verifique se ele está em boas condições de uso. ...
  2. Reduza o uso durante tempestades. ...
  3. Faça manutenção no disjuntor. ...
  4. Revise as instalações elétricas. ...
  5. Proteja as tomadas. ...
  6. Desligue a energia.

Resposta. Um curto-circuito ocorre quando uma corrente elétrica de intensidade elevada demais atravessa a fiação. Ele pode causar danos dos mais variados tipos. Os principais são queima de equipamentos, tais como geladeira, televisão, máquinas em geral, etc.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Assim, essa descarga elétrica pode danificar o circuito.

Nesse cenário, a corrente que sai da fonte ou gerador percorre todo o circuito e retorna com alta intensidade, superaquecendo os condutores e produzindo reações violentas em decorrência da forte dissipação de energia. Além do aquecimento, tal condição é capaz de gerar faíscas, explosões e até incêndios.

Para identificar um curto-circuito, o primeiro passo é desligar todos os equipamentos elétricos que estão conectados ao circuito e verificar se o disjuntor ou fusível desarmou. Se sim, então há uma alta probabilidade de um curto-circuito ter ocorrido.

Por ordem de gravidade, os principais tipos de curtos-circuitos podem ser divididos em [3]: (a) trifásico; (b) fase-fase e fase-fase com terra; (c) fase-terra.

O que é e quando acontece um curto-circuito
Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.

Um protetor contra curto-circuito, também conhecido como supressor de curto-circuito, é um dispositivo criado para proteger equipamentos eletrônicos contra sobrecargas de energia indesejadas ou "picos". É preciso apenas um pequeno aumento de tensão para danificar a maioria dos atuais componentes eletrônicos sensíveis.

Resposta

  1. Resposta:
  2. Não sobrecarregue as tomadas,
  3. Não use fios desencapados ou mal conservados.
  4. Evite instalar tomadas próximo de locais onde há água.
  5. Quando o disjuntor desarmar com frequência é um mau sinal, chame um eletricista para fazer a manutenção da rede elétrica.

Os dois são componentes de proteção de circuitos elétricos. A grande diferença entre os dois está na reutilização do equipamento. Enquanto o fusível, um equipamento mais simples, rompe seu filamento interno e impede a passagem de corrente, o disjuntor funciona realmente como um interruptor.

Quando dois pontos distintos de um circuito elétrico apresentam uma diferença de potencial nula dizemos que ocorre um curto-circuito.

Um curto-circuito ocorre quando uma corrente-elétrica com força acima do normal passa por um circuito elétrico com intensidade elevada, sofrendo uma queda e criando uma descarga que poderá danificar esse circuito. Geralmente esse fenômeno provoca reações violentas pela dissipação instantânea de energia.

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.

Dessa forma, a corrente de curto-circuito será limitada somente pela impedância do transformador! Então, para calcular a corrente de curto circuito na saída do transformador, basta pegar a corrente nominal desse transformador e dividir pela impedância percentual do mesmo.

O tipo de falta mais comum que aparece em um sistema é o curto-circuito monofásico, sendo o bifásico e o trifásico, envolvendo ou não a presença da terra, muito menos freqüentes.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.