Que pena o que significa essa expressão?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Existem muitas situações em que podemos dizer “que pena! / é uma pena!”. Esta expressão demonstra que ficamos aborrecidos com alguma situação.

De alguma forma, é como se a pena fosse uma espécie de zelo, carinho, cuidado, ou algo do tipo.

De onde vem a expressão "vale a pena"? Pena, neste contexto, deriva de "penar", padecer, sofrer ou sentir dor para alcançar algo. A expressão significa advir recompensa do esforço feito. Ficou célebre por ser usada por Fernando Pessoa, no poema "Mar Português": 'Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena".

que pena {interj.} ¡qué lástima!

1. Sentimento de sofrimento ou aflição por algo. que pena!

Incorrendo no castigo de; sujeito a determinadas consequências (ex.: não podem divulgar dados pessoais, sob pena de pesadas multas; é preciso tomar medidas imediatas, sob pena de colocar em risco os utentes ).

Significado de Implume
adjetivo Que não tem ou ainda não possui plumas ou penas: ave implume.

O Que é o Sentimento de Pena? A pena é um sentimento que aparenta ser positivo e movido pela bondade, mas, mesmo que de forma inconsciente, ela carrega outras razões. Quando você demonstra sentir pena de outra pessoa, está julgando que a situação dela é inferior à sua.

Geralmente a pena está relacionada com um sentimento de culpa carregada pelo indivíduo. É completamente natural que o indivíduo sinta pena ao presenciar o sofrimento de uma pessoa querida e, muitas vezes, esse sentimento também pode ser despertado até por pessoas que nem ao menos são conhecidas.

Até na origem da palavra pena há controvérsias. Para uns veio do latim poena , significando castigo, expiação, suplício, ou ainda punre (por) e pondus (peso), no sentido de contrabalançar, pesar, em dar o equilíbrio dos pratos que deve ter a balança da Justiça.

- Oh, que triste. Oh... eso es tan triste.

Significado de Pena
substantivo feminino Punição atribuída a quem cometeu um crime ou ato censurável; condenação, castigo: pena de prisão. Expressão de caridade, compaixão: tinha pena dos mendigos.

O crime e a pena, por exemplo, são considerados como faces de uma mesma moeda, ou de um mesmo fato social: vínculos sociais rompidos, clamando por uma recomposição, regulada pelas normas repressivas. Conforme a gravidade ou importância do laço rompido, define-se o crime e se comina a pena.

É considerado um crime qualquer ato que infrinja o que está sendo dito pela legislação penal, isto é, qualquer ação que fira ou seja proibida pelo Código Penal Brasileiro. Assim, qualquer delito cometido, sendo caracterizado crime, é um dano a um bem jurídico defendido pela lei.