Que pássaro canta às 3 da manhã?

Perguntado por: iprates . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

sabiá-laranjeira

É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira.

Principais motivos são a menor poluição sonora, a baixa temperatura e o vento mais calmo, que ajuda na transmissão do som. Há vários motivos pelos quais os pássaros cantam. Principalmente ao anoitecer.

A escolha do horário, diz Frisch, é estratégica: durante o dia, se abandonasse o ninho, o macho deixaria os filhotes na mira de predadores. O pássaro é o regente da estação que se avizinha, mesmo numa cidade com pouca área verde como São Paulo.

Urutaus

Urutaus são aves noturnas, da família que inclui a “mãe-da-lua” ou urutaí.

Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? Quem de vocês pode crescer um só centímetro, à custa de se preocupar com isso?

No entanto, na maioria das vezes, o canto de pássaro é um galanteio ou uma provocação. De uma forma ou de outra, um passarinho cantando realmente quer ser o centro das atenções!

Há quem diga que quando o bem-te-vi canta é sinal de que vai chover. Outras pessoas acreditam que quando um bem-te-vi se põe a cantarolar no quintal ou jardim de uma casa, a mulher moradora dali está grávida. Nesse artigo, vamos falar mais sobre um dos pássaros mais queridos e conhecidos do Brasil.

urutaus

Os urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do continente americano, que pertencem ao gênero Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também são chamados de mãe-da-lua. Os urutaus são aves de hábitos noturnos.

Canto de quero-quero
Esse som deu origem ao seu nome popular. A vocalização é um sinal de defesa contra invasores de ninhos. Na natureza, dia e noite, o canto do quero-quero acaba por sinalizar a presença de predadores também para outras espécies, porque, diante do perigo, esses pássaros são os primeiros a gritar.

O canto de sabiá tem um propósito bem claro. É utilizado como forma de demarcar o território, na ideia de afirmar o local que está naquele momento. Para os machos, o canto também é usado para atrair a atenção das fêmeas. As fêmeas também cantam, mas com uma frequência menor se comparada aos machos.

O efeito positivo do canto dos pássaros na saúde mental se deve ao fato de esse som desviar a atenção das pessoas de fatores estressantes que poderiam sinalizar uma ameaça aguda, para um som que indica um ambiente natural intacto.

O sabiá (considerada a Ave Nacional do Brasil) têm um canto muito evoluído que pode ter diversos significados, por exemplo, quando o famoso assobio é bastante prolongado e extremamente fino, pode ser usado como alerta ao perceber uma ave de rapina caçando por perto.

o som. 21 e esse é muito comum mas muita gente confunde ele 31 E aí e esse canto escuto muito nas horas mais quentes da.

Mas um dos despertadores mais efetivos da cidade é o sabiá, que já se adaptou tanto ao clima urbano que começa a cantar antes mesmo do barulho do trânsito começar, por volta das 4 horas da manhã, acordando muita gente antes do horário.

De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia.

Apesar do barulho causar arrepios em muitos moradores, alguns chegam até a falar em “alma penada”, o mais provável é que ele seja emitido por uma ave chamada urutau. Apesar de não ser uma espécie acostumada ao convívio urbano, ela vem sendo encontrada nas cidades com certa frequência.

Assobiar é provocar Exu, também conhecido como dono do assobio e o diabo cristão. Aquele famoso assobio à noite, em casas abandonadas e pontos de ônibus, um ruído fino que ouvimos e achamos ser o vento, podem ser entidades de todos os tipos a assobiar e a assustar quem passa.