Que parte do corpo pode deformar a tattoo?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Algumas regiões do corpo tem mais tendência a essas alterações e podem deformar uma tattoo a ponto de deixá-la irreconhecível. Esses locais são coxas, quadril, cintura, barriga, peito, colo, seios e braços. Os lugares onde há menos probabilidade de sofrerem alteração são punhos, tornozelos, ombros, costas e nuca.

Tatuagens próximas dos dedos, mãos, cotovelos, joelhos e tornozelos desbotam, isso porque existe um desgaste natural da pele nessas áreas devido aos movimentos das articulações.

Isto acontece quando, no momento da tatuagem, a agulha com tinta entra muito mais profundamente do que deveria, chegando à hipoderme, a camada subcutânea de gordura! A gordura permite que a tinta se espalhe, e, por isso, acontece o estouro do traço ou o vazamento da tinta.

Como identificar que a tatuagem está causando alergia?

  1. Região com aspecto inchado.
  2. Vermelhidão excessiva ao redor da tatuagem.
  3. Muita coceira.
  4. Pequenas bolhas.
  5. Pele descamada.

Evitar passar creme em excesso na tatuagem, principalmente cremes com petróleo, pois criam uma barreira que impede a pele de respirar e cicatrizar corretamente; Evitar alimentos que prejudicam a cicatrização, como carne de porco, frituras e embutidos.

1. Intervalo de apenas 4 anos.

Evite ao máximo expor a tatuagem ao sol no primeiro mês, principalmente sem fator de proteção solar, quando este já estiver autorizado para uso. “Logo após a realização da tattoo, eu não recomendo o uso de nenhum produto a não ser um sabonete neutro e uma pomada cicatrizante por, pelo menos, 15 dias”, diz Bárbara.

Não é normal que sua tatuagem apresente sempre um aspecto em relevo. Isso pode acontecer caso você tenha propensão a ter queloides – uma condição que afeta algumas pessoas -, e outra possibilidade é quando o tatuador passa do ponto correto da profundidade da agulha na sua pele.

Isso acontece porque os raios solares ressecam a pele, e por consequência, acabam deixando o desenho cada vez menos intenso ao longo do tempo. Outro problema do sol é que ele pode descamar a pele, principalmente depois de tomar sol na praia ou na piscina.

Aposte na hidratação da pele
Por exemplo, a aplicação de hidratante, além de favorecer o rejuvenescimento da pele, evita a descamação e ajuda a manter a tattoo mais evidente e bonita. Por isso, invista em ativos como pantenol, manteiga de karité e glicerina!

O melhor a fazer é procurar um dermatologista para diagnosticar o problema e tratá-lo corretamente para garantir que a regressão ocorra. Quanto antes você busca o profissional adequado, maiores as chances da sua pele responder ao tratamento.

Traço estourado é aquele que logo após a cicatrização apresenta um aspecto borrado e engrossa duas, três vezes a mais do que quando a tatuagem foi feita.

A traumatização da pele, causada pela tatuagem pode facilitar a entrada de patógenos microbianos, causando infecções cutâneas locais, na maioria dos casos infecções leves.

Pela defasagem da barreira de proteção natural, a pele fica mais sujeita à proliferação de bactérias e fungos que podem causar doenças dermatológicas. A pele ressecada também fica mais sensível, causando irritabilidade, coceira, vermelhidão e descamação, sintomas que podem gerar lesões se forem muito graves.