Que parte da prancha fica a quilha?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Você sabia que existem diferentes tipos de encaixe para as quilhas? Esse encaixe também é conhecido como aquele "copinho" que fica no fundo da prancha e pode ter várias entradas diferentes.

É a capacidade de agarre da prancha com a água. Uma quilha com um hold maior fornece mais aderência, tornando-a perfeita para as ondas mais potentes.

O fundo de uma prancha é a parte que fica em contato com a água. O mais comum é o fundo côncavo mas, existem mais alguns tipos de fundos usados. _deck: O deck de uma prancha, ao contrário do fundo, é a superfície que fica virada para cima na água, aonde ficamos de pé.

_atenção: o leash não é um equipamento de segurança!
Ele é um acessório, muito necessário, que vai te ajudar a manter a prancha por perto quando estiver dentro do mar. Porém, mais cedo ou mais tarde ele pode acabar arrebentando...

O Deck para pranchas de Surf, apesar de ser opcional, está presente na prancha da grande maioria dos surfistas, principalmente aqueles que buscam um surf mais progressivo, com manobras fortes. Nada mais é do que um pedaço de borracha recortado em diferentes formatos, com texturas para dar firmeza nos pés.

O Protetor de bico ajuda a proteger o bico da sua prancha contra possíveis malhos.

A parte de baixo é a base, onde medimos o comprimento da quilha. Juntos, template e base formam a área da quilha. Quanto maior a área, mais superfície a quilha terá para empurrar a prancha contra a água e consequentemente, maior drive (direção) terá a prancha.

As quilhas laterais são as de propulsão da prancha e são as que quando você faz aquela troca de borda para ganhar velocidade ou em uma cavada e coloca a borda da prancha na água, a quilha lateral que vai auxiliar a borda a conseguir transferir sua força para a água e empurrar sua prancha pra frente ganhando velocidade!

Quanto mais leve o surfista, menor deverá ser o tamanho das quilhas e vice-versa. Porém, quanto maior o grau de habilidade, maior a pressão exercida sobre a prancha, e maior deverá ser o tamanho da quilha. Levando em conta estas duas variáveis, o shaper deve escolher a quilha com área ideal para cada cliente.

Existem 3 principais tipos de prancha: shortboard (ou pranchinha), funboard e longboard (ou pranchão). Dentro de cada tipo existem variações e subdivisões, mas entender as diferenças básicas entre cada um já deixa você bem informado para escolher qual prancha vai ser melhor para seu objetivo!

Principais categorias do comSurf:

  • Prancha de Surf.
  • Quilhas.
  • Equipamentos.
  • SUP.
  • Skimboard.
  • Wetsuit.
  • Surfwear. Skate.

Atualmente, as pranchas são compostas, basicamente, por três materiais: espuma (feita de poliuretano ou poliestireno), fibra de vidro e resina. O poliuretano (PU) é um tipo de espuma rígida que forma o núcleo da prancha de surfe, ou seja, é o seu preenchimento principal.

Tamanho. As pranchas são medidas em pés e polegadas. Com relação ao seu tamanho, normalmente, ao escolher um equipamento maior, o surfista ganhará mais estabilidade e facilidade para entrar nas ondas. Já os equipamentos menores são mais fáceis para manobrar, pois proporcionam mais velocidade e controle nas curvas.

Por isso, são várias as habilidades exigidas ao surfista: equilíbrio, velocidade, bom preparo físico, capacidade de nadar, calma e concentração.

O formato dos eventos é composto por rodadas (rounds), e cada rodada é formada por um determinado número de baterias (heats) de 2 a 4 surfistas cada, com cada um buscando somar duas melhores notas entre as suas ondas surfadas – cada onda é avaliada de 1 a 10 pontos, em uma possível soma total de 20 pontos.

5 regras do surf que toda surfista deveria saber

  1. Prioridade da onda. A principal regra do surf diz que a prioridade para surfar a onda é da surfista que está mais para dentro do pico. ...
  2. Não drope na frente de outra surfista. ...
  3. Não “dê a voltinha” ...
  4. Quem está mais no fundo tem prioridade. ...
  5. Respeite para ser respeitada.

O deck é a parte em que pisamos no final da prancha e dois modelos são os mais comuns: dommie deck e flat deck.

O deck é muito utilizado em áreas de piscina e demais áreas molhadas graças à suas características antiderrapante e antitérmico. Por isso, ele também pode ser colocado forrado pisos de varandas, sacadas e terraços ou qualquer outro local que fique exposto ao tempo.

Os decks de surf são um equipamento para pranchas de surf, com o objetivo de funcionar como uma superfície antiderrapante mesmo dentro da água! Aumentando a performance dentro do esporte do surf, dando segurança ao atleta para as manobras mais complexas.

Rebimboca da Parafuseta, Rosqueta da Parafuseta, Mola da Grampola e Arruela da Grapeta. Expressões típicas do brasileiro, e, apesar de sua variedade, todas querem dizer uma mesma coisa: uma ferramenta imaginária.

Você deve procurar uma quadriquilha quando quiser mais velocidade na onda e quando quiser fazer a troca de borda rapidamente. Normalmente isso acontece em mares pequenos ou em ondas mais cavadas e rápidas!