Que parte da planta e o tomate?

Perguntado por: asubtil9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O fruto é a parte da planta que nós mais comemos. Os frutos são gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas. Na maior parte das plantas eles ficam pendurados nos galhos e, quando estão maduros, caem no chão. Exemplos: tomate, pepino e berinjela.

O tomateiro é uma planta da família das Solanáceas, assim como a berinjela, a pimenta, o pimentão e o jiló.

raiz

Tecnologias Agrícolas. A cenoura é uma importante olerícola, muito apreciada na culinária brasileira, estando classificada entre as dez espécies mais cultivadas de hortaliças. A parte comercial da planta é a raiz.

A folha é a parte da planta responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento. Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta.

O feijão é uma planta da família das Leguminosas, cujas vagens e semente são dotadas de grande valor nutritivo.

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano, a raiz é a base das plantas, o seu trabalho é puxar da terra a água e a os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água.

A resposta é sim, a planta originária do tomateiro, possui flores amareladas e sementes. O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce.

O tomateiro apresenta caule flexível e incapaz de suportar o peso dos frutos e manter a posição vertical (FIORI, 2006).

Raízes: as raízes do tomate são formadas por raiz principal (que pode alcançar até 1,5 metros), raízes secundárias e raízes adventícias. Quando existe alguma interrupção para o desenvolvimento da raiz principal, como uma barreira física no solo, as raízes secundárias aumentam o seu desenvolvimento, se ramificando mais.

Isso mesmo, ele não é um legume, mas uma fruta, assim como a laranja, o limão e o maracujá. Isso acontece porque o tomate possui sementes dentro de si. Quando você tiver dúvida se um alimento for um fruto ou um legume, basta pedir ajuda a um adulto para abri-lo. Se houver sementes ali dentro, ele é uma fruta!

Sua forma é variável, no entanto, é arredondada na maioria das vezes. O tomate apresenta várias e pequenas sementes, embebidas dentro de um líquido gelatinoso formado pelo tecido parenquimático. O fruto possui um sabor ligeiramente ácido.

Em botânica, a Encyclopedia of Life explica que o tomate é um fruto, pois sua composição morfológica é formada por uma baga que nasce do ovário da planta com flor, juntamente com suas sementes em seu interior.

O bulbo do alho é composto por folhas escamiformes (os dentes do alho) que contem o odor característico do alho e é a parte comestível da planta usado na culinária e para fins medicinais.