Que parte da planta e o brócolis?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quando consumimos o brócolis, ingerimos, geralmente, as inflorescências desse vegetal. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que as folhas e talos dessa planta também são comestíveis. O brócolis pode ser consumido de diferentes formas, inclusive cru.

A parte mais comumente consumida são os floretes da couve-flor, no entanto, o caule e as folhas também são comestíveis e são geralmente adicionados em caldos e sopas.

O brócolis é uma planta saborosa e verde. Quanto à sua classificação botânica, a planta do brócolis é categorizada como parte do grupo de cultivares Italica, pertencente à espécie Brassica oleracea.

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água.

A colheita só pode ser feita com tesouras manuais ou facas e é normalmente feita em várias sessões, caso os produtores queiram plantios contínuos. Ao contrário da couve-flor, cada planta de brócolis pode render mais de uma cabeça. Após a colheita, os produtores de brócolis fazem o arado e destroem o resto da plantação.

O brócolis é uma planta herbácea que apresenta um caule ereto, uma raiz do tipo pivotante (raiz que é caracterizada pela presença de uma raiz principal de onde partem as raízes secundárias) e folhas longas, simples, com nervuras pouco salientes e sem tricomas (glabras).

Quatro opções surpreendentes de caules comestíveis

  • Caule de brócolis. Tão nutritivo quanto as folhas, o caule do brócolis possui apenas 28 calorias. ...
  • Palmito. Muitas pessoas não sabem, mas o palmito também é um caule comestível. ...
  • Aspargo. ...
  • Talo da couve.

Couve-flor, brócolis e couve-manteiga são vegetais que fazem parte do grupo das crucíferas. Eles apresentam muitos benefícios para a saúde e são considerados alimentos funcionais.

cabeça

O repolho é uma hortaliça folhosa formada por um conjunto de folhas encaixadas umas nas outras que formam a chamada “cabeça”, que constitui a parte comestível da planta.

A alface é uma planta herbácea, com um caule diminuto ao qual se prendem as folhas. Estas são a parte comestível da planta e podem ser lisas ou crespas, fechando-se ou não na forma de uma "cabeça". A coloração das plantas pode variar do verde-amarelado até o verde escuro e também pode ser roxa, dependendo da cultivar.

Tecnologias Agrícolas. A cenoura é uma importante olerícola, muito apreciada na culinária brasileira, estando classificada entre as dez espécies mais cultivadas de hortaliças. A parte comercial da planta é a raiz.

O brócolis ou o brócolos (Brassica oleracea Grupo Italica ou Brassica oleracea variedade italica) é uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para o consumo de seus botões florais.

Acredita-se que o brócolis se originou na região mediterrânea; os gregos e romanos costumavam consumir o brócolis regularmente. Os italianos produziam o brócolis para o resto da Europa durante o século 16. Atualmente, a China é a maior produtora mundial de brócolis.

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

Todas as partes do brócolis são comestíveis, incluindo as folhas, as flores e os talos, que podem ser preparados na forma cozida ou ao vapor, além de também poder ser utilizado cru, no preparo de saladas e sucos naturais.

O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.

Folha de brócolis: Rica em vitamina C e fibras alimentares, as folhas de brócolis beneficiam o sistema imunológico e a saúde do coração. Além disso, é boa fonte de flavonoides, agente anti-inflamatório que auxilia na redução dos danos à pele e alergia.

O brócolis é uma variedade de Brassica oleracea e é uma planta herbácea, de caule longo e ereto, com folhas de nervuras pouco salientes e pedúnculos compridos. No Brasil, cultivam-se dois tipos de brócolis: o ramoso e o de cabeça.

Suas folhas possuem limbo lobado na base e bordas onduladas e suas flores são imperfeitas, com formato semelhante à de um sino, todas reunidas em uma inflorescência do tipo capítulo. O tamanho dos botões florais é variável e possuem colorações encontradas do verde-escuro ao verde-arroxeado.