Que parte da planta e a cenoura?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

raiz

Tecnologias Agrícolas. A cenoura é uma importante olerícola, muito apreciada na culinária brasileira, estando classificada entre as dez espécies mais cultivadas de hortaliças. A parte comercial da planta é a raiz.

O caule verdadeiro é compacto e se encontra inserido na porção superior do ombro da raiz ou hipocótilo. A parte aérea é composta por hastes eretas, ramificadas, chegando, nas condições de Brasília-DF atingir 1,5 de altura na umbela primária.

Daucus carota subsp. sativus popularmente conhecido como cenoura, é uma planta da família das apiáceas conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos. O nome também designa a raiz dessa planta, raiz esta que é tuberosa, laranja, com uma textura lenhosa e comestível.

cabeça

O repolho é uma hortaliça folhosa formada por um conjunto de folhas encaixadas umas nas outras que formam a chamada “cabeça”, que constitui a parte comestível da planta.

O fruto é a parte da planta que nós mais comemos. Os frutos são gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas. Na maior parte das plantas eles ficam pendurados nos galhos e, quando estão maduros, caem no chão. Exemplos: tomate, pepino e berinjela.

O feijão é uma planta da família das Leguminosas, cujas vagens e semente são dotadas de grande valor nutritivo.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano, a raiz é a base das plantas, o seu trabalho é puxar da terra a água e a os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água.

O caule é a região da planta que liga as estruturas foliares à raiz, servindo principalmente como meio de transporte de substâncias. É considerado um órgão que, junto com as folhas, forma o sistema caulinar de um vegetal.

Os frutos são aquénios.

A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça do grupo das raízes tuberosas da família Apiaceae, e considerada um dos vegetais mais consumidos no Brasil, sendo cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

A cenoura, espécie Daucus carota L., é da família Apiaceae. À família da cenoura pertencem a salsinha, aipo, coentro, erva-doce e nabo. É originária de áreas temperadas da Ásia Central (Índia, Afeganistão e Rússia) e sua cultura remonta há mais de dois mil anos.

A parte comestível da cenoura são as raízes. Estas raízes caracterizam-se por serem tuberosas, grossas, carnudas e de cor profunda. Existe uma variedade enorme de raízes de cenouras presentes na natureza, que diferem em cor e tamanho.

Denominação. É conhecida com o nome comúm de Cenoura, porém seu nome científico ou em latim é Daucus carota.

A beterraba é uma hortaliça tuberosa, originária da Europa, da família Quenopodiácea, assim como a acelga e o espinafre verdadeiro. Apesar de comumente qualificada de raiz, ela é resultante do engrossamento de uma porção do caule.

HÁ ALGUMAS FOLHAS QUE NÓS PODEMOS COMER. AS SALADAS, TÃO BOAS PARA A NOSSA SAÚDE, SÃO FEITAS COM FOLHAS. EXEMPLOS: ESPINAFRE, COUVE, ALFACE E RÚCULA.

Conhecendo um pouco mais sobre a alface
Partes Usadas: folhas; leite extraído da planta florescente. Propriedades Medicinais: calmante, sonífero, refrigerante, emoliente e laxativa. Sua substância leitosa, é muito usada em cosméticos, para rejuvenecer e acalmar a pele.