Que parte da planta e a batata?

Perguntado por: eparaiso2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quando comemos batata, um tubérculo, estamos a comer parte do caule da batateira. Trata-se de um caule subterrâneo, tão caule como o tronco de uma árvore, e que é muito rico em material nutritivo.

raiz tuberosa

A batata-doce é uma raiz tuberosa, planta da família das convolvuláceas.

baga

O fruto da planta da batata corresponde a uma baga que pode apresentar formato redondo, alargado, ovalado ou cônico. Seu diâmetro geralmente está entre um e três centímetros e a cor pode variar de verde a amarelado, ou de castanho avermelhado a violeta.

A parte subterrânea é formada por estolhos, caules laterais, na extremidade dos quais aparecem os tubérculos, parte utilizável da batateira. As folhas são compostas por três ou mais pares de folíolos laterais, um apical e alguns rudimentares, todos de formato arredondado.

O caule aéreo da batata é normalmente oco na sua parte superior. Tem secção circular, quadrangular ou triangular, podendo apresentar asas, que são lisas ou onduladas. Quando o caule cresce diretamente do tubérculo-mãe ou próximo dele, é chamado de "rama", que pode ou não se ramificar.

Estolões são caules subterrâneos modificados, em cujas extremidades há formação dos tubérculos.

A batata também pode ser cultivada a partir da semente retirada do fruto da batateira, plantada em sementeiras e posteriormente transplantadas. Elas vão demorar mais para germinar e crescer, mas essa dinâmica é frequentemente executada para criação de novas espécies híbridas do famoso tubérculo.

A raiz da mandioca é a parte mais utilizada da planta, sendo essa porção rica em amido. A mandioca é uma planta que possui grande valor nutricional. As raízes, parte mais consumida da planta, apresentam grande quantidade de amido, sendo, portanto, ricas em carboidratos e uma excelente fonte de calorias.

A parte comestível da cenoura são as raízes. Estas raízes caracterizam-se por serem tuberosas, grossas, carnudas e de cor profunda. Existe uma variedade enorme de raízes de cenouras presentes na natureza, que diferem em cor e tamanho.

Designação comum de plantas da família das Umbelíferas e do género Daucus. As espécies do género Daucus são plantas herbáceas de raiz axomorfa. As folhas inferiores são penactissectas e de maior tamanho.

A batata-doce se apresenta como uma erva decumbente, de caule herbáceo, verde ou arroxeado, prostrado, enraizando nos nós, bastante ramificado, com hastes entrelaçadas, levemente pubescentes.

O sistema radicular da batata-doce consiste de raízes fibrosas - aquelas que absorvem nutrientes e água e fixam a planta ao solo – e de raízes tuberosas - que são raízes laterais que armazenam produtos da fotossíntese.

As floradas da laranjeira, da jabuticabeira e da cerejeira encantam pela beleza e já são conhecidas por muita gente. São as flores da batata que chamam a atenção, desta vez, até dos agricultores mais experientes, em São Paulo. De perto, elas parecem arranjos.

A planta da batata (Solanum tuberosum) é uma herbácea perene que produz culturas tuberosas comestíveis, formadas no subsolo. É um membro da família das Solanaceae.

A parte de uma planta que o feijão corresponde é a de um fruto. Analisando um pé de feijão, tem-se que ele será formado por raízes, caule, folhas e frutos. O feijão seria justamente o fruto, visto que seria o produto final de um pé de feijão, sendo este o alimento que é usada para nutrição de muitas pessoas.