Que palavras não deve ser acentuada?

Perguntado por: nlancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.

Nas palavras paroxítonas a sílaba tônica, ou seja, a mais forte acontece na penúltima sílaba. Essas palavras podem ou não ter o acento gráfico.

Novas regras de acentuação após o Acordo Ortográfico

  1. Ditongos abertos -oi e -ei em palavras paroxítonas. ...
  2. Vogais -i e -u precedidas de ditongo em paroxítonas. ...
  3. Vogal tônica fechada -o de -oo em paroxítonas. ...
  4. Hiato de paroxítona cuja terminação é -em. ...
  5. Paroxítonas homógrafas. ...
  6. Palavras com trema.

A lógica nos manda a não acentuar graficamente aquelas palavras cuja pronúncia está de acordo com a expectativa dos falantes. Só precisamos pôr o acento gráfico naquelas palavras cuja pronúncia foge do normal, não segue a maioria.

Palavras que perderam o acento com o novo acordo ortográfico

  • Paroxítonas com os ditongos “oi” e “ei” ideia. ...
  • Paroxítonas com o “u” e “i” tônicos após ditongo. feiura. ...
  • Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)” voo. ...
  • Palavras que não possuem mais acento diferencial. pára (verbo) e para (preposição) ...
  • Presente do indicativo.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.

Tapióca não deve ser acentuada porque é: A Paroxítona terminada em a.

Coco (e não côco)
Coco é mais um exemplo de palavra paroxítona que não necessita de acentuação gráfica que marque a sua sílaba tônica.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

As palavras oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens, ou em ditongos abertos, como -éi(s), -éu(s) e -ói(s) devem receber acento.

Educação te ajuda a saber quais palavras mudam com as novas regras do acordo ortográfico. Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Regras gerais de acentuação gráfica

  • Monossílabos tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. ...
  • Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. ...
  • Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. ...
  • Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Por que, separado e sem acento, pode ser a junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Nesse caso, ele é utilizado com o mesmo sentido de “por qual motivo” ou “por qual razão”, tanto em frases afirmativas como interrogativas.

No entanto, se o ditongo oi ocorre sem acento agudo nas condições já descritas, é porque é fechado: boi, foi, Estoi (topónimo) (pronunciam-se "bôi", "fôi", "Estôi").

Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Regra para escrita sem acento:
Não são acentuadas as palavras oxítonas terminadas em: r, l, z, x, i(s), u(s), im(ns), um(ns), om(ns). São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica.

Regra 1: Serão acentuados os monossílabos tônicos e as oxítonas terminados em A, E e O, de forma que as terminadas em U não serão acentuadas: nu, Xingu, caju, Pacaembu, tatu, angu. Regra 2: As oxítonas recebem acento sobre o U tônico que é a segunda vogal do hiato.