Que países influenciaram o Brasil no campo econômico e cultural?

Perguntado por: ibittencourt9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as ...

Economia. O Brasil começou a ser influenciado pelos Estados Unidos através da economia. Durante o período entre guerras, o pais investiu seu capital nos portos e ferrovias brasileiras e na produção e distribuição de energia. Além disso, filiais de grandes empresas norte-americanas foram instaladas no Brasil.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

Resposta. Resposta: Os portugueses, os indígenas, os africanos, arquitetura, culinária, religião, literatura, tecnologia, danças e mais.

Marcada pela miscigenação, a origem da atual população americana se encontra na mistura ocorrida entre os povos indígenas com europeus, africanos e asiáticos. Esse processo não se resume aos aspectos físicos da população como cor da pele e dos olhos, mas a cultura dos povos.

O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.

Mas não desapareceram. Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

A cultura brasileira é influenciada por diversas culturas, oriundas de diferentes povos e dentre eles, pode-se destacar a cultura norte-americana, que detém forte interferência no Brasil, em termos de linguagem, celebrações típicas como o Halloween, música, vestimenta, dentre outros.

Os Estados Unidos são marcados pelas tradições multiculturais, com herança dos imigrantes europeus, povos africanos e nativos locais. Mais recentemente, o país recebeu imigrações em massa da Ásia e América Latina, que contribuíram com o caldeirão cultural norte-americano.

Um bom exemplo desta influência são os seriados e filmes que tem grande audiência em países estrangeiros. O sucesso de programas como The Walking Dead, Simpsons, Desperate Housewives e Breaking Bad, além de filmes como Avatar, E o Vento Levou e Titanic, são ícones da boa aceitação da cultura americana em outras nações.

Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção. Ouça o texto abaixo em aúdio! A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa.

Exemplos de cultura popular brasileira:
- Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas, superstições, etc.

A soja, o milho, o arroz, a cana-de-açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

A Itália é a líder do ranking dos países com mais influência cultural no mundo, seguida por França e Estados Unidos. O Brasil aparece na 16ª colocação – uma queda brusca, considerando que, em 2020, ocupava a sétima posição. O ranking foi elaborado por meio de um estudo idealizado pelo U.S. News & World Report.

Além de trazer a língua portuguesa, outras heranças foram deixadas pelos portugueses no Brasil. O catolicismo, crença da maioria das pessoas no Brasil, teve influência destes portugueses que vieram para cá. Duas famosas festas celebradas em nosso país também foram introduzidas por eles – o carnaval e a festa junina.

No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda. Na culinária, muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. Afinal, apesar de mais de 50% da população brasileira ser negra, pouco sabemos sobre a história da África, por exemplo.

a produção industrial em massa de bens como livros, CDs, DVDs etc., produtos de artes como a literatura, a música e o cinema.

Os Estados Unidos possuem a maior área de influência no mundo, isso ocorre porque o país detém a moeda que controla a economia do mundo, o dólar, além de possuir um forte exército que possui bases militares em todos os continentes o que faz o país ser um importante agente das questões geopolíticas do Mundo.