Que país se dividiu entre católicos e protestantes *?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 19 votos

Em 1922, a Irlanda foi dividida: o norte protestante passou a ser governado a partir de Belfast, enquanto a República da Irlanda, de maioria católica, tinha seu governo em Dublin.

O acontecimento ficou conhecido como a Batalha de Bogside. A polícia interveio para acabar com o conflito e também foi atacada. A batalha durou três dias e ressoou em outras regiões, como Belfast, onde uma multidão lealista incendiou 1,5 mil casas em bairros católicos.

No cristianismo irlandês predomina a Igreja Católica Romana, com seus seguidores representando 84,2% da população. A maioria das igrejas são organizadas em uma base que inclui tanto a Irlanda do Norte como a República da Irlanda.

Igreja Anglicana

Iniciada por Henrique VIII, a Igreja Anglicana foi o resultado da Reforma Protestante na Inglaterra. A Reforma Religiosa foi um processo de oposição à Igreja Católica que ocorreu em diversas regiões do continente europeu.

O cristianismo existe na Irlanda desde o século V e foi trazido da Grã-Bretanha. O evangelizador mais famoso na Irlanda é São Patrício, formando o que hoje é conhecido como cristianismo céltico.

A Agência de Estatística e Pesquisa da Irlanda do Norte salienta que 42,31% da população identificou-se como católica, enquanto 37,36% disseram ser protestantes, sendo que 9,3% da população diz não pertencer a nenhuma religião, acima dos 5,6% em 2011.

Refere-se aos colonizadores gaélicos da Irlanda, um país que os romanos inicialmente chamaram de "Scotia" (forma derivada de "Scotus"). Os irlandeses que colonizaram a Escócia atual eram conhecidos como "escoceses".

No total, o Reino Unido é composto por quatro países: a Inglaterra (em inglês, England), a Escócia (Scotland), o País de Gales (Wales) e a Irlanda do Norte (Northern Ireland). Os três primeiros ficam na ilha da Grã-Bretanha e o último na ilha vizinha.

A partição da Irlanda (irlandês: críochdheighilt na hÉireann) foi o processo pelo qual o governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda dividiu a Irlanda em duas políticas autônomas: Irlanda do Norte e Irlanda do Sul. Teve lugar em 3 de maio de 1921 ao abrigo da Lei do Governo da Irlanda de 1920.

cidade de Dublin

Dessa forma, em 1921 a ilha foi oficialmente dividida em duas: a Irlanda, que é uma república e tem como capital a cidade de Dublin, e a Irlanda do Norte, que ainda faz parte do Reino Unido, tem o rei Charles III como soberano e Belfast como capital.

O conflito começou na segunda metade dos anos 1960 pelo movimento dos direitos civis contra a segregação religiosa vivida pelos católicos.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

Igreja Católica
Mais de 68% da população do Luxemburgo é católica, e encontrará igrejas católicas em todo o país e na sua comunidade local onde poderá assistir aos cultos religiosos.

No dia 5 de outubro de 1968, iniciaram-se em Derry, na Irlanda do Norte, os conflitos entre protestantes e católicos, depois que a polícia reprimiu uma manifestação dos católicos por mais direitos civis. A violência escalou, desembocando numa guerra civil.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero, então um clérigo católico romano, nascido na cidade alemã de Eisleben, se insurgia contra o Vaticano e proclamava que não era preciso uma intermediação de um padre para colocar um homem em contato com Deus.

Igreja Anglicana

Não se trata exatamente de uma escolha religiosa: o fato é que a bisavó de Louis, Rainha Elizabeth II, é a Governadora Suprema da Igreja Anglicana, também conhecida como Igreja da Inglaterra. Todos os membros da família real, portanto, são anglicanos e pronto.

O anglicanismo, a religião oficial em terras de sua majestade, foi instituído por Henrique VIII no século XVI e é adoptado pela maioria dos britânicos crentes.

Devido às ofertas de trabalho, cursos de inglês, morar na Irlanda se tornou atrativo para muitos brasileiros. Alguns brasileiros em Dublin acreditam que além do custo de vida ser menor, comparado com outros países, o destino oferece as mesmas possibilidades.

Sabemos que o brasileiro é um povo muito amistoso. Por isso, não é a toa que a Irlanda seja um de seus países preferidos para fazer um intercâmbio. Os irlandeses são muito hospitaleiros e solícitos com os estrangeiros. Além disso, 3 cidades do país foram eleitas como as mais simpáticas do mundo: Galway, Dublin e Cork.

A Associação Ásatrú da Islândia é atualmente uma das religiões que mais crescem no país, tendo quase quadruplicado em uma década. A fé Ásatrú também celebra a mitologia nórdica antiga e seu panteão de divindades moralmente ambíguas.

Historicamente, os católicos lutaram pela independência da Irlanda, enquanto os protestantes – a maior parte presbiterianos – se congregaram no norte da ilha, optando por manter os laços com o Reino Unido.