Que país produz o melhor chocolate do mundo?

Perguntado por: dcastro2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

E rapidamente a Suíça se tornou referência quando se trata do melhor chocolate do mundo. Mas a fama do país do chocolate surgiu porque foi inventor o suíço Rodolphe Lindt, que criou o chocolate ao leite.

O chocolate suíço é ainda mais cremoso que o belga. Isso, porque ele possui uma grande porcentagem de leite na sua composição, tornando a textura aveludada. Tendo mais leite, o chocolate derrete com maior facilidade no nosso paladar.

suíços

A Suíça é conhecida mundialmente pela produção de chocolates. As barras de Toblerone, por exemplo, estão em todo lugar. Logo, não é de se estranhar que o país seja o primeiro no consumo de chocolate per capita. A cada ano, os suíços consomem quase 9 kg do doce.

O chocolate mais caro do mundo é o Le Chocolate Box, de Simon Jewelers. Custando US$ 1,5 milhões, o doce é uma mistura de sobremesa e jóias.

Diferentemente do que se imaginava, o cacau tem origem amazônica - e não centro-americana - e já era consumido há 5,5 mil anos, aponta uma pesquisa desenvolvida por vários arqueólogos equatorianos e franceses, que chegaram a encontrar restos de uma grande cultura no sudeste do Equador.

Os países que mais produzem chocolate no mundo são a Itália, Alemanha, Polônia e Bélgica. Estes quatro países juntos produzem cerca de 40% da exportação de todo o mundo.

Costa do Marfim e Gana são os dois maiores produtores de cacau, respondendo por cerca de 50% do cacau mundial, segundo o último levantamento da Statista.

O Mais Puro Cacau
O segredo do sabor único de Lindt está na seleção cuidadosa e na mistura de grãos de cacau premium das regiões de origem mais exclusivas do mundo. Mas não são apenas os padrões de alta qualidade que desempenham um papel fundamental, nossa cadeia de suprimentos sustentável é igualmente importante.

Mas a primeira barra de chocolate só nasceu em 1847, quando a empresa J.S. Fry & Sons misturou manteiga de cacau, cacau em pó e açúcar.

Na visita, além de conhecer mais sobre chocolates suíços, é possível criar seu próprio chocolate em uma das oficinas. Onde comprar chocolate Cailler: Em supermercados e lojas especializadas. Preço médio: a barra de 100 gramas custa entre CHF 2.00 e CHF 3.00.

Através de lei federal, Gramado se tornou legalmente a Capital Nacional do Chocolate Artesanal. Mostrar a importância desse produto da cidade é essencial, nosso chocolate representa a história, a tradição e o orgulho de Gramado.

Por que a Bélgica é considerada altamente rigorosa no controle de qualidade de seus chocolates. E esse controle de qualidade acontece desde meados de 1884, a fim de evitar que o sabor da iguaria seja adulterado pela adição excessiva de gorduras que não sejam provenientes do cacau.

Há diferenças no consumo se levarmos em conta as regiões brasileiras. O Bis é o chocolate mais consumido em todas os pontos, exceto no Centro-Oeste, que prefere o Sonho de Valsa, e no Sul, em que a escolha é o Ouro Branco.

Nestlé

A empresa de maior destaque é a gigante Nestlé, segundo a Candy Industry. Em 2009, a receita líquida somou 11,393 bilhões de dólares. Com isso, a Nestlé ocupou o segundo lugar no ranking dos maiores produtores mundiais de chocolate e doces.

Que o chocolate Milka é o melhor chocolate ao leite, isso todos já sabem, não é mesmo? Este chocolate suíço ganhou o mundo por derreter na boca de forma tão suave. Foi capaz de conquistar o coração de crianças e adultos por gerações! Acredite: são mais de 100 anos fazendo a alegria dos chocólatras!