Que país o sol nasceu?

Perguntado por: rvilela9 . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Kiribati

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

No ponto mais oriental do Brasil encontramos a Ponta do Seixas, local que não pode faltar em sua visita à Paraíba, ali o sol nasce primeiro como diz a música, "hino" da Paraíba.

“A Terra gira no sentido oeste-leste, o sol tem um movimento aparente que nasce no leste e se põe no oeste, então, geograficamente, João Pessoa é a cidade mais a leste nas Américas.

Localizada no extremo leste do país, a aniversariante desta quarta-feira (05.08), João Pessoa (PB), é conhecida como a “Porta do Sol”, por ser o primeiro local a amanhecer de todo o continente americano.

O último pôr-do-sol está atualmente no oeste da cidade de Mâncio Lima (Acre) às 17:43.

Kiribati

Kiribati se tornou o primeiro lugar do mundo a ver o sol nascer em 1º de janeiro de 1995, após uma "manobra" feita pelo governo local, que alterou o fuso horário de todo o país para acabar com uma tremenda confusão: até então, a Linha Internacional da Data (o limite imaginário que marca onde cada dia começa) cortava o ...

O Parque fica inteiramente no Acre, no limite ocidental do país, junto ao Peru.

Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.

Nascer e pôr do sol
Tomando 1 de janeiro de 2021 como referência, o sol nasce às 06:43:44 a 114.19°ESE (Lés-sudeste) e se fixa às 19:46:34 a 248.9°OSO (Oés-sudoeste). O nascer do sol e o pôr-do-sol demoram aproximadamente Brasilia minutos para ser concluídos.

O destaque fica por conta de suas nove praias de águas mornas e tranquilas e sua gastronomia voltada aos frutos do mar. As praias do Bessa, Cabo Branco, Tambaú e Manaíra são as mais badaladas.

A Barra, onde fica o famoso Farol da Barra, cartão postal de Salvador, é um bairro nobre e especialmente rico em histórias e atrações. Sua localização na península de Salvador é privilegiada: ocupa seu vértice, na extremidade sul da cidade, o que garante ver o sol nascer e se por sempre no mar.

O sol nasce para todos mas a sombra é só para os corajosos!

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Praia Grande

Praia Grande – Rio de Janeiro
A Praia Grande é conhecida por ter um dos mais bonitos pores de sol do Brasil. Como o nome indica, a praia está localizada em um Cabo, e como em pouquíssimas praias do Brasil, isso permite que sua costa seja voltada para o Oeste, exatamente na direção de onde ocorre o pôr do sol.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);

Países “Sem Noite
O fenômeno acontece em regiões que atravessam a zona, por exemplo, o Canadá (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut), Dinamarca (Groenlândia), Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.