Que país não usa WhatsApp?

Perguntado por: dmarques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A lista ainda conta com Cuba, Vietnã, Rússia, Paquistão, entre outros. Já entre as nações mais abertas ao conceito de liberdade de expressão, a Estônia lidera com folga, seguida por Islândia, Canadá, Estados Unidos e Alemanha.

Um dos motivos para o aplicativo não ser tão popular no seu país de origem é que a maior parte dos consumidores de telefonia móvel nos Estados Unidos têm planos contratados. Diferente de outros países, é raro ter um plano pré-pago por lá.

WeChat

China: a vida funciona com WeChat
"É como se você pegasse o WhatsApp e misturasse com Facebook e Instagram", conta. No WeChat, além de trocar mensagens e figurinhas, os usuários chineses podem postar fotos e vídeos para seus contatos, que ficam disponíveis numa aba chamada "Moments".

Se você reside na Irlanda do Norte, Inglaterra, Escócia ou País de Gales (coletivamente, "Reino Unido"), os serviços do WhatsApp são fornecidos para você pelo WhatsApp LLC, que também é o controlador de dados responsável por suas informações quando você usa os serviços do WhatsApp.

Facebook

4. Facebook
E segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,95 bilhões de contas ativas – sendo 109 milhões delas brasileiras.

O WhatsApp foi fundado em 2009, por Jan Koum e Brian Acton, nos Estados Unidos. No começo, o aplicativo era apenas um competidor direto do SMS. Diferente das atuais possibilidades, naquela época não era possível trocar fotos, áudios, arquivos, muito menos fazer chamadas.

O Brasil ocupa o 5ª lugar do ranking mundial dos países com a maior quantidade de usuários de internet. Com mais de 165 milhões de usuários, o país fica atrás somente da China (1 bilhão), Índia (658 milhões), Estados Unidos (307 milhões) e Indonésia (204 milhões).

Os valores foram obtidos a partir do acesso em todas as plataformas e não apenas via mobile.

  • Getty Images. Twitter (176 minutos)
  • Getty Images. Instagram (206 minutos)
  • iStock. Tumblr (233 minutos)
  • Getty Images. Snapchat (242 minutos)
  • iStock. Reddit (305 minutos)
  • iStock. Growlr (665 minutos)
  • Getty Images. ...
  • Getty Images.

O documento elenca os 25 apps mais usados do país no último ano e o vencedor é o Facebook, seguido pelo seu serviço de mensagens Messenger.

Nada disso funciona em uma conexão convencional. Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.

O KakaoTalk é um app de mensagens sul-coreano, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

Em conversa com o TechTudo, o estudante japonês Soichiro Hitomu, de 20 anos, contou que a rede social mais popular por lá no momento é o Line, uma espécie de “ WhatsApp ” do Japão. O Line é um mensageiro rápido, que também possui ícone verde, e funciona para troca de mensagens, áudio, fotos e adesivos.

Como usar WhatsApp nos Emirados Árabes? Ao contratar o chip de celular internacional da America Chip, por exemplo, você não precisa trocar de número para usar o WhatsApp. É possível usar o aplicativo tranquilamente, sem precisar alterar seu contato.

Desde julho de 2021, com 5,5 milhões de contas, o WhatsApp é o aplicativo de mídia social mais utilizado entre os(as) usuários(as) de iPhone na França.

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos.

Um pouco mais distante do dia a dia dos brasileiros, o WeChat já ultrapassou a marca de um bilhão de usuários na Ásia. O app já faz parte do cotidiano dos chineses das mais diversas maneiras. Via mensagens multimídia, eles podem chamar um táxi, pedir comida, marcar uma consulta ao médico, pagar contas e muito mais!