Que país inventou o truco?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Onde surgiu o truco? Não se sabe ao certo a versão correta de como surgiu o jogo de truco, porém, sabe-se que sua primeira versão era muito popular na Inglaterra no século XVII. Entretanto, as versões populares da América Latina foram adaptadas para as versões francesas e espanholas.

Somente através de colonizadores portugueses e de imigrantes que o jogo chegou ao Brasil, anos mais tarde, tomando formas "abrasileiradas". O truco tornou-se muito popular durante o “Ciclo do Ouro”, principalmente nas grandes cidades mineiras.

O Truco surgiu em 2014, quando fiscalizamos pela primeira vez a eleição presidencial.

Praticado na região sudoeste da França, o truco tinha diversas variações e até vários nomes. Truc, Trucka, Tru e Truka eram os mais comuns, embora o Truc tenha ficado mais evidente. Nele, o jogo é feito com 36 cartas e depois com 32, adicionando as opções de dupla ou individual com até 4 jogadores.

Significado de Truco
substantivo masculino Certo jogo de cartas em que tomam parte quatro pessoas; truque. adjetivo [Brasil: SP] Diz-se de pessoa decidida, valente. substantivo masculino e feminino [Brasil: SP] Essa pessoa. T. de mano: truco em que tomam parte apenas duas pessoas.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições.

4 de paus

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Resposta: 1) Veio do Espanhol TRUCO, “manha, habilidade, ato de praticar um engano”, possivelmente do Latim TRICAE, “absurdo, falsidade”.

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1).

É como se fosse chamar "truco" neste jogo. He was named "Duckling" in that game.

A lógica seria essa: Primeiro você cria o baralho, que é uma coleção de cartas fazendo todas as combinações entre naipes e valores. Do baralho, tira 3 para cada jogador e tira o “vira”; o resto não é usado na rodada. Inicialize uma coleção de CartaJogada, que serão as cartas efetivamente jogadas naquela rodada.

O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas.

Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido.

Nome das cartas
Existem quatro naipes no Truco Gaudério, que são: bastos, espada, copas e ouro. Os 1 mais fortes são: Espadão e Bastião. Já os 1 de copas e ouro, são conhecidos como guembes. Manilhas: 1 de espada (Espadão); 1 de basto (Bastião); 7 de espada; 7 de ouro (Sete Belo); 1 de copas 1 de ouro...

Acredita-se que o baralho foi criado pelo francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Assim, Gringonneur teria criado o baralho para representar as divisões sociais da França através dos naipes.

a) FLOR: a flor é formada por três cartas do mesmo naipe e valem três tentos. Nenhum dos quatro naipes tem mais valor do que o outro. A chamada “FLOR PARAGUAIA” não tem valor, isto é, três quatro ou qualquer trio de cartas iguais, não serão aceitos como flor.