Que país é otaku?

Perguntado por: eandrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O Japão é um país extremamente reconhecido por seus produtos voltados para o entretenimento. Mangás e animes, por exemplo, conquistam fãs, de todas as idades, há anos, consolidando o que é chamado de “comunidade otaku“.

O primeiro uso do termo Otaku como designação de um grupo social é atribuído ao cronista japonês Akio Nakamori. Em 1983, na revista erótica Manga Burikko, Nakamori publicou o artigo Machi ni otaku ga ippai (“A cidade está cheia de Otakus”, em tradução livre).

Conheça alguns dos principais animes produzidos no Brasil!

  • No Game, No Life. Esta obra é, originalmente, uma série de light novels criada por Yuu Kamiya. ...
  • Holy Avenger. Este anime no formato mangá acontece em um mundo chamado Arton. ...
  • Magma. ...
  • Referências ao Brasil. ...
  • Michiko & Hatchin. ...
  • Cavaleiros do Zodíaco. ...
  • Cowboy Bepob. ...
  • Pokémon.

Otaku: descubra agora se você é um também

  1. Assistir anime o tempo todo. ...
  2. Conhecer a cultura japonesa. ...
  3. Ter o desejo sincero de possuir um estilo de vida otaku. ...
  4. Conhecer e gostar de jogos japoneses. ...
  5. Participar de eventos de otaku. ...
  6. Ter um quarto decorado com a cultura japonesa.

O cosplays são pessoas que se vestem de personagens, no caso se vestem igual ao seu personagem, cabelo, cor dos olhos, roupas e comportamento), no caso eles vão se basear no que vestir, assim como no Brasil e em outras partes do mundo os jovens costumam se vestirem com base no estilo de roupas de suas bandas favoritas, ...

Otome pode significar moça, donzela, virgem ou solteira em japonês, porém algumas pessoas de fora do país confundem o termo como feminino de otaku, palavra japonesa para "fanático", utilizada no ocidente como "alguém que é fã de anime/mangá", que é igual para os dois gêneros.

Mittsu no Hanashi

O primeiro filme de anime a ser transmitido foi Mittsu no Hanashi, em 1960. O ano de 1961 viu a estreia da primeira série animada de televisão do Japão, Otogi Manga Calendar, embora não consistisse inteiramente em animação. Astro Boy, criado por Osamu Tezuka, estreou na Fuji TV em 1 de janeiro de 1963.

Naruto: Significa “massa de peixe servida sobre o lámen”, “redemoinho”. Naruto é um nome de origem japonesa que ficou amplamente conhecido ao redor do mundo através do anime e mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto.

Senpai é uma palavra em japonês, usada para se referir com respeito a uma pessoa mais velha ou mais experiente. É uma forma de tratamento muito comum no âmbito profissional mas também em escolas, associações ou clubes esportivos.

O conceito brasileiro de "otaku" tende a ser alguém que está obcecado com alguma parte da cultura pop japonesa ou da cultura pop asiática em geral. Animes, mangás e jogos de computador são as obsessões mais notáveis, mas um otaku também pode obcecar-se por músicas J-Pop, K-Pop ou por dramas japoneses e coreanos.

Uma pessoa pode ver quatro ou cinco animes e já se considerar otaku. Outra pessoa pode ter visto mais de cem e ainda dizer que é apenas um fã de animes, ou mesmo um fã daqueles animes em específico (ou mesmo de um estúdio ou de um diretor em específico, aliás), mas não um otaku.

Essas garotas, fãs de yaoi, são denominadas fujoshi, um termo que dá a ideia de “garota podre” em japonês. Fudanshi é o fã homem de yaoi; na correlação, seria algo como “garoto podre”4.

Sakura Card Captors
No início dos anos 2000, a TV Globinho buscava cada vez mais estabelecer seu nome entre os programas infantis da TV aberta brasileira. Dessa maneira, Sakura Card Captors estreou na grade da Rede Globo em 2001 e deixaria uma marca nas atrações matinais desse período.

Dragon Ball

Dragon Ball. Incontestavelmente, o anime mais amado entre o público brasileiro.

Você já se perguntou se existem animes brasileiros? Se já, a resposta é: sim. O nosso país é um grande consumidor da cultura japonesa. Isso se deve muito à presença de imigrantes japoneses no país há pelo menos 120 anos.

Hoje, ser otaku, pelo mundo, significa ser fã de animes, mangás, novels (histórias escritas, acompanhadas de ilustrações no estilo anime), cosplays, doramas e/ou videogames japoneses — levando, muitas vezes, a um interesse geral pela cultura japonesa (língua, gastronomia, história, etc.).

Representando a todos nós, nada melhor do que começarmos com o Dia do Otaku, que é normalmente comemorado no dia 15 de dezembro.