Que país colonizou o Vietnã?

Perguntado por: eduarte4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A sua independência terminou na segunda metade do século XIX, quando o país foi colonizado pela França (ver Indochina francesa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Japão ocupou o Vietname, embora mantendo a máquina administrativa colonial francesa durante a ocupação.

Contexto da Guerra da Indochina
O domínio francês na região foi iniciado a partir do século XIX, sob o nome de Indochina Francesa.

EUA

No entanto, após pelo menos oito anos de luta, apesar de comprometer vastos recursos em dinheiro e homens no conflito, os EUA foram derrotados pelas forças do Vietnã do Norte e seus aliados guerrilheiros, os vietcongues.

Desde a Guerra da Indochina, os Estados Unidos viam com preocupação o crescimento do comunismo na região. Em razão disso, o governo americano começou a tomar medidas para impedir que isso acontecesse também no Vietnã a partir de 1949, quando a China tornou-se uma nação comunista.

Estados Unidos da América na Guerra do Vietnã Os Estados Unidos auxiliaram o Sul por meio da estratégia chamada guerra por procuração. Com o intuito de prejudicar a União Soviética, os EUA financiavam o Sul para fortalecê-los contra o avanço dos comunistas.

Em julho de 1945, foi estipulado na Conferência de Potsdam que o Vietnã seria dividido em duas zonas de influência, pois os franceses não tinham força suficiente para ocupar o território. Assim foi estabelecido o Paralelo 17, que determinou que o norte do país seria ocupado por chineses, e o sul, por britânicos.

A Indochina propriamente dita, compreende os atuais países do Laos, Camboja e Vietnam, que compuseram a antiga colônia francesa denominada Indochine. A origem do nome é evidente: localizada no Sudoeste Asiático, a região está localizada entre a Índia e a China, sofrendo grande influência destas duas grandes nações.

Foram colônias francesas até meados do século XX: Marrocos, Tunísia, Guiné, Camarões, Togo, Senegal, Madagascar, Benin, Níger, Burkina Faso, Costa do Marfim, Chade, República do Congo, Gabão, Mali, Mauritânia, Argélia, Comores, Djibouti, República Centro Africana.

Situado no Centro da Península da Indochina abrange uma superfíc... País do Sul da Ásia, que, depois de 1989, foi denominado Myanmar.

Hanói

Guerra da Cisplatina

O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.

Richard Nixon

1973: Nixon anuncia acordo para Guerra do Vietnã e saída das tropas dos EUA. O presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, anunciou nesta terça-feira (23) a obtenção de um acordo, que ainda deve ser assinado, para estabelecer uma trégua geral na Guerra do Vietnã, o que poderá colocar um fim ao conflito.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

O Vietnã, país asiático que vem se consolidando há vários anos como o maior produtor de C. canephora, terá sua produção cafeeira majoritariamente dessa espécie, cujo volume físico, estimado de 30 milhões de sacas, será o equivalente a 38,5% da safra mundial.

Invasão norte-vietnamita
O Vietnã do Sul e os Estados Unidos responderam com toda força. É o momento mais sangrento da guerra.

Incidente do Golfo de Tonkin

O estopim para o início da Guerra do Vietnã foi um suposto ataque que ficou conhecido como Incidente do Golfo de Tonkin. Aconteceu em 1959, onde uma base militar americana que estava instalada no Vietnã do Sul (montada para dar suporte ao país) foi atacada pelos guerrilheiros vietcongues.