Que país americano faz parte da OPEP?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Fazem parte da organização Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Venezuela, Iraque, Argélia, Equador, Gabão, Indonésia, Líbia, Nigéria, Catar e Emirados Árabes Unidos.

A Venezuela é o país-membro da Opep detentor das maiores reservas de petróleo do mundo. Dados atuais mostram que as reservas do país correspondem a 25,5% do total global. Embora a Venezuela possua as reservas mais extensas, a Arábia Saudita fica com o posto de maior país produtor de petróleo entre os membros da Opep.

Desde que foi fundada, a Opep já teve diversos membros, como Indonésia, Equador e Catar, que atualmente não fazem parte.

Um levantamento da Universidade de Stanford aponta que 73% das reservas de petróleo são controladas por estatais. Outra pesquisa, do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma que elas controlam cerca de US$ 3 trilhões em ativos.

Venezuela

Fica na Venezuela, país da América do Sul, a maior reserva de petróleo do mundo.

A Opep foi formada em 1960 como um cartel, com o objetivo de controlar a oferta mundial de petróleo e seu preço. Hoje, as nações da Opep produzem cerca de 30% do petróleo bruto do mundo. A Arábia Saudita é o maior produtor individual de petróleo da Opep, produzindo mais de 10 milhões de barris por dia.

A OPEP é uma organização criada pelos países produtores de petróleo com o intuito de obter o controle do preço desse produto no mercado internacional. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é um cartel liderado pela Arábia Saudita.

A Venezuela é dona da maior reserva de petróleo do mundo, com 300 bilhões de barris. Mas está longe de ser a maior produtora desse combustível fóssil.

O Brasil ocupa a nona posição, com uma produção diária média de 2,98 milhões de barris, sendo 3% do mercado global. Em janeiro de 2023, a produção de petróleo no país teve um resultado mensal recorde: 3,27 milhões de barris por dia.

Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro é o principal produtor de petróleo do país, com a maior parte da produção proveniente da Bacia de Campos, onde estão localizados campos petrolíferos de destaque, como o de Roncador e o de Marlim.

b) Verdadeiro – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é formada por 11 nações: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Venezuela, Catar, Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria e Angola.

Surgem as “Sete Irmãs”: Exxon, Mobil, Chevron, Texaco, Gulf Oil, British Petroleum e Royal Dutch Shell. Estas empresas monopolizaram o mercado de petróleo no mundo durante várias décadas.

Presidente Dilma era conselheira da estatal na época da negociação. A compra pela brasileira Petrobras de uma refinaria de petróleo em Pasadena, Texas (EUA), em 2006, levantou suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas na negociação.

Importações e exportações brasileiras de petróleo
Os principais destinos foram China e Estados Unidos, seguidos de Espanha, Chile e Portugal.

A maior empresa do setor de petróleo e gás é a americana Exxon Mobil. O valor de mercado estimado da empresa é de 345,98 bilhões de dólares. Maiores produtores mundiais de petróleo em 2021. Atualmente, o Brasil é o 9º maior produtor de petróleo no mundo, mantendo-se na mesma posição de 2020.

"Há uma grande quantidade de poços de petróleo fechados na Venezuela porque os motores ou outros equipamentos foram roubados. Se consertados, poderia se conseguir um aumento na produção de forma mais ou menos barata, mas, ainda assim, seria difícil chegar aos 400 mil barris diários", diz Hardy.

Cinturão de Orinoco: a região biodiversa que abriga enormes reservas de petróleo. A Venezuela tenta renovar sua indústria petrolífera sem excluir nenhum interessado.

Canadá

País localizado na América do Norte, o Canadá é detentor de 10% do total de reservas provadas de petróleo e tem o montante de 168,1 bilhões de barris. O país é o maior fornecedor de petróleo do mundo para os Estados Unidos.