Que pais aceita casamento infantil?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ásia

  • Índia. Ver artigo principal: Casamento infantil na Índia. ...
  • Paquistão. De acordo com dois relatórios de 2013, mais de 50% de todos os casamentos no Paquistão envolvem meninas com menos de 18 anos de idade. ...
  • Bangladesh. As taxas de casamento infantil em Bangladesh estão entre as mais altas do mundo. ...
  • Nepal.

Uma menina de cinco anos foi obrigada a ser casar no Reino Unido em 2011, de acordo com uma unidade do governo contra casamentos forçados. Segundo o órgão, 400 crianças receberam assistência no ano passado - a garota foi a mais jovem.

18 anos de idade

Na Índia, a lei impede as meninas de casar-se com menos de 18 anos de idade, mas essa prática persiste em muitas partes do país, devido ao patriarcado e à pobreza. A Índia abriga a maior quantidade de noivas crianças do mundo - um terço do total do planeta, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A idade núbil consiste na idade mínima exigida pelo Código Civil para que a pessoa possa casar, 16 anos.... Antes da Lei 13.811 /2019, excepcionalmente, era permitido que fosse realizado o casamento antes da idade mínima, em caso de gravidez....

"Segundo o nosso Código Civil a idade para que qualquer pessoa possa casa é de 16 anos", esclarece. Ela ressalta ainda que no Brasil a maioridade civil é da pessoa que tem mais de 18 anos. "Especificamente para o casamento o menor de 18 pode contrair núpcias se for maior de 16 e ter a autorização dos pais."

Na prática, porém, fatores culturais, desigualdades de gênero, violências intrafamiliares e vulnerabilidade socioeconômica são alguns dos que ainda levam meninas – e também meninos – a casamentos antes da adultez.

O movimento Childfree é formado por pessoas que optaram por não ter filhos e, mais do que isso, não desejam ser importunadas por crianças em espaços públicos.

No Brasil, alguns dos fatores que levam ao casamento demeninas menores de 18 anos podem ser: procura por proteção contra aviolência sexual ou doméstica; conflitos familiares; falta deoportunidades no mercado de trabalho, vulnerabilidade econômica, privaçãode exercer sua sexualidade e casos de gravidez.

Ao que parece, o costume antigo era se casarem as jovens entre os 15 e 20 anos, afora alguns casos nas famílias do período colonial, quando se casavam ainda mais jovens.

"No Brasil, o casamento precoce é um fenômeno adolescente que ocorre, em média, aos 14 ou 15 anos, o que não quer dizer que não haja meninas se casando aos 12 anos", explica a pesquisadora Viviana Santiago, ativista pelos direitos das meninas.

Antes era normal que a população chinesa preferisse casar-se entre os 22 e 24 anos, mas com a consolidação da economia do país e o início de uma melhor qualidade de vida, agora eles preferem casar-se entre os 25 e os 27 anos.

Vanisha Mittal

1. Vanisha Mittal e Amit Bhatia. Por fim, temos o casamento indiano de uma filha de um magnata e de um banqueiro. Sem dúvida, o local da cerimônia deu pistas do motivo pelo qual este é um dos casamentos mais caros do mundo.

A cantora Gretchen subiu ao altar pela 19ª vez nesta sexta-feira (30). Casada com o musicista Esdras de Souza desde 2020, a artista resolveu renovar seus votos em uma cerimônia para 120 convidados.

De acordo com a proposta do governo regional, intitulada de "Nova Política Populacional", os casais com mais do que dois filhos ficam impedidos de receber benefícios ou subsídios do governo e não podem candidatar-se a cargos públicos.

Na Índia o número de esposas está ligado ao sistema de castas: um Brâmane (clero hindu) poderia ter quatro esposas na ordem direta das (quatro) castas; Um Xátria (nobreza), três; Um Vaixá (comerciantes), duas; Um Sudra (servos), uma só.

O argumento é que a massagem com a ponta dos dedos ativa a circulação sanguínea e, assim, a liberação de nutrientes para o comprimento dos fios fica mais fácil. Por isso, na hora de lavar os cabelos, elas aplicam o shampoo com os fios jogados para frente, massageando a raiz com o produto.

No Brasil, a limitação da idade relacionada à maioridade civil evoluiu com o tempo. Até o advento do Novo Código Civil de 2002, a maioridade civil era aos 21 anos. A partir de 2003, conforme artigo 3o do Código Civil, a menoridade cessa aos 18 anos.

ATUALIZAÇÃO: No dia 13/03/2019 foi publicada a Lei nº. 13.811/2019, que alterou o artigo 1520 do Código Civil para proibir o casamento de menores de 16 anos, em qualquer hipótese. Assim, não há mais o que se falar em suprimento de idade.

A Lei 13.811, de 12 de março de 2019, deu nova redação ao art. 1.520 do Código Civil que dizia: Excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil (art. 1.517), para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.