Que paga ou quem paga?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
Sou eu quem faz ou sou eu que faço?
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'.
Quando se usa quê ou quem?
1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.
Como usar a palavra quem?
Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas. Apesar disso, é válido anotar sobre o uso de prosopopeia ou animismo na literatura, quando "objetos, coisas" são personificados: "O dinheiro, de quem se fez escravo, cavou-lhe antes do tempo a sepultura."
É obrigatório pagar conta?
A resolução nº 3.919/2010 estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BACEN) determina que o consumidor tenha o direito de utilizar contas de serviços básicos, sem cobrança de tarifas. Todo consumidor tem direito a ter uma conta bancária sem a cobrança de serviços.
Sou eu ou eu sou?
O certo é “sou eu” . O verbo ser precisa concordar com o sujeito: eu . Também estaria correto perguntar assim: Sou eu quem joga?
Como ganhar dinheiro e pagar as contas?
- Priorize o pagamento das contas. A planilha de gastos mensais vai te ajudar a entender como está o seu fluxo financeiro. ...
- Anote as datas de pagamento. Outro ponto importante é anotar tudo o que precisa ser pago. ...
- Agende os pagamentos com antecedência. ...
- Abuse do débito automático.
Foi eu que ou fui eu quem?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.
Faz cinco anos ou fazem cinco anos?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Foi ele que ou foi ele quem?
Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.
Sou eu quem fala ou que fala?
seguidores sou eu quem fala sou eu quem fala bem quando o sujeito foi o pronome relativo quem o verbo poderá concordar com o antecedente. ou com o próprio pronome. ficando na terceira pessoa. do singular assim gente fui eu quem pintei este quadro ou então fui eu quem pintou este quadro as duas formas estão corretas.
Faz dois meses ou fazem?
Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.
O que vem primeiro eu ou a pessoa?
Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)
Pode começar a frase com que?
Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)