Que outro paralelo principal atravessa o Brasil Quais estados brasileiros são?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália. No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

O Trópico de Capricórnio corta os seguintes estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. O Rio Grande do Sul, apesar de estar localizado abaixo do Trópico da Capricórnio, não é cortado por essa linha imaginária. O Trópico de Câncer é uma das principais linhas imaginárias que cortam o Hemisfério Norte.

Resposta verificada por especialistas. Os principais paralelos que atravessam o território brasileiro são dois: O equador e o trópico de Capricórnio.

O trópico passa por três estados brasileiros, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A linha imaginária determina no país as zonas climáticas, interferindo diretamente na divisão climática característica da zona temperada, pois é onde ocorrem estações do ano diferentes do restante do país.

O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.

Trópico de Capricórnio em Ubatuba, onde passa a linha imaginária.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

Hemisfério Sul

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador.

O principal paralelo é a Linha do Equador, que divide a Terra nos hemisférios norte e sul. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich, que divide a Terra nos hemisférios oeste e leste. Sua medida (latitude) varia de 0º a 90º em ambos os hemisférios.

Duas retas pertencentes ao mesmo plano são conhecidas como paralelas quando elas não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, elas nunca se cruzam. As retas em amarelo são paralelas. Retas paralelas são duas retas contidas em mesmo plano que não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, são retas que nunca se cruzam.

Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente. Os paralelos nos indicam a latitude, que é a distância, em graus, da linha do Equador até o paralelo de um determinado lugar.

Linha do Equador

O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

Trópico de Capricórnio

Trópico de Capricórnio
Ele passa por 10 países da América, África e Oceania: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, África do Sul, Moçambique, Namíbia, Madagascar, Botsuana e Austrália.