Que órgão é a moela da galinha?

Perguntado por: sguimaraes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

estômago muscular

A moela é considerada um estômago muscular, responsável pela trituração e maceração só alimento (mastigação). Apresenta uma musculatura altamente desenvolvida e forte, resistente à ação do HCI.

As aves granívoras apresentam moela e papo altamente desenvolvidos para ajudar na trituração e digestão de sementes, ou alimentos duros. Já as aves carnívoras apresentam moela e papo praticamente inexistentes, uma vez que o alimento capturado é mais mole e não necessita ser macerado.

Seu objetivo é promover a digestão mecânica dos alimentos. Por esse motivo, ela é chamada também de estômago muscular..

Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca. Esses animais não apresentam bexiga urinária e a ausência desse órgão é uma das suas adaptações para o voo.

Fazem parte os seguintes órgãos e anexos: bico, boca, glândulas salivares, língua, esôfago, papo, proventrículo, moela, intestinos, cecos, reto e cloaca. A boca é responsável por coletar alimentos e água.

Possuem proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas, porém possuem quantidade de gordura e de colesterol elevados. A moela é rica em zinco que exerce importante função no sistema imune.

A moela é um órgão (com paredes grossas constituídas por músculos) especializado em triturar os alimentos consumidos pelas aves. Algumas espécies de aves herbívoras ingerem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração dos alimentos pela moela.

Entre os benefícios do consumo da moela de frango estão um percentual de proteínas satisfatório, além de um baixo teor de lipídios totais. Podemos citar ainda, entre os nutrientes presentes na moela, vitaminas e minerais, sendo uma excelente fonte de ferro.

Após a cirurgia de retirada da vesícula deve-se evitar: carnes vermelhas, bacon, tripas, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, carne enlatada, peixes enlatados em óleo, leite e derivados integrais, requeijão, manteiga, chocolate, côco, amendoim, sorvete, bolos, pizza, sanduíches de fast foods, frituras ...

O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc. O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago.

Além disso, ter mais músculos é benéfico para quem busca emagrecer. A queima de gordura é potencializada pela quantidade de músculos que uma pessoa tem. Entretanto, é importante destacar que não devemos consumir essa proteína com tanta frequência, uma vez que esse alimento possui um alto teor de colesterol.

Fazer xixi mesmo, líquido e amarelinho como o nosso, somente os mamíferos – animais que têm mamas, como cães, gatos e cavalos.

Não, porque as aves não têm bexiga para armazenar a urina.
As impurezas que sobram – principalmente uma substância conhecida como urato – se depositam com as fezes em uma parte do intestino chamada coprodeu.

Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha. O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.

Os demais órgãos que o compõem são descritos abaixo. A galinha é desprovida de lábios, não possui paladar, bochechas ou dentes, mas possui uma mandíbula superior e inferior denominada bico que possui a função de apreensão da comida, defesa e outras específicas.

Galos e perus possuem um pequeno pênis na região ventral da cloaca, o qual fica erétil no momento da cópula. As aves não possuem saco escrotal como a maioria dos mamíferos.

A cloaca é uma estrutura presente nas aves, como uma bolsa, na qual desembocam o sistema renal, o reprodutivo e por fim o gastrintestinal. Está presente tanto em machos quanto fêmeas.

Moela de frango
Essa parte do frango possui altos índices de proteína. Suas vitaminas e minerais ajudam a proteger o organismo contra o câncer de mama, bexiga, pulmão, próstata e pele, e também colabora para a produção dos hormônios da tireóide e na melhora da saúde reprodutiva.

O peito de frango, por exemplo, além de ser o mais rico em proteínas é também o que possui menos colesterol e menos gordura saturada, perdendo para os demais cortes no teor de ferro e vitamina B12.

Olá, o diabético pode comer sim, sem exageros, de preferência equilibrando a refeição com verduras e legumes. Sugiro agendar consulta com endocrinologista para melhor orientação e tratamento.