Que órgão do corpo produz o suor?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O suor é um líquido transparente e inodoro, produzido pelas glândulas sudoríparas que são localizadas na derme.

Use antitranspirantes
Os desodorantes comuns podem até acabar com o odor, mas para tratar a transpiração excessiva nas axilas o ideal é escolher um antitranspirante. Estes, são designados justamente para proteger contra o suor, além de combater as bactérias causadoras do mau cheiro.

O suor é a perda de um líquido (fluído composto de cloreto de sódio e ureia). Nosso corpo perde esse líquido por meio das glândulas sudoríparas que existem em nosso organismo. É uma resposta do nosso organismo para reduzir a temperatura corporal, evaporando líquido sobre a pele.

O suor noturno é considerado preocupante quando: É intenso e frequente, ocorrendo várias vezes por semana ou mais. Acontece mesmo em dias frios. É acompanhado por outros sintomas, como febre, perda de peso ou fadiga.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Bicarbonato de sódio e limão
Ambos possuem efeitos antibacterianos e anti transpirantes, reduzindo o suor excessivo e amenizando odores. Eles ainda atuam como esfoliante natural para eliminar células mortas e clarear a pele. Para a receita basta misturar 10g de bicarbonato de sódio com um limão fazendo uma pasta.

Causas Sudorese noturna
As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

Para algumas pessoas, mesmo o aumento na prática de exercícios físicos resulta em noites com mais produção de suor. Da mesma forma, alterações metabólicas e hormonais, como as do climatério/menopausa ou do período pré-menstrual, podem estar por trás de algumas noites de suor. Homens também não estão imunes à questão.

Mesmo não sendo uma fonte de emagrecimento, o suor pode contribuir com inúmeros benefícios para o nosso corpo, como, por exemplo, ajudar a equilibrar a temperatura corporal, o que pode representar o bom funcionamento do nosso sistema.

A sudorese auxilia no processo de termorregulação, que nada mais é do que o controle da temperatura corporal, assim como na hidratação da pele e no equilíbrio de fluídos e eletrólitos. O suor é formado principalmente por água, eletrólitos, sais minerais e aminoácidos.

O suor é uma tentativa do corpo de regular a temperatura corporal, não representando gasto calórico e de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro de emagrecimento, além de também não ser indicativo de que a atividade física teve efeito ou não.

O excesso de suor é indolor, mas pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais. Algumas doenças têm sinais e sintomas que geram dores e desconfortos físicos que podem durar dias.

Sudorese
Ela pode ocorrer em diversos pontos do corpo, sendo as mãos e os pés os mais comuns para a ansiedade. Ainda assim, cada indivíduo apresenta uma característica, sendo normal encontrar quem sua nas axilas, cabeça e costas. O suor excessivo, ou sudoreses, é um dos sintomas mais comuns.

Febre que perdura por mais de uma semana e ocorre principalmente no final da tarde e início da noite, suor noturno — daqueles que encharcam os lençóis e travesseiros –, perda de peso sem motivo aparente e ínguas indolores na região da axila e da virilha.

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.

ALIMENTOS QUE MELHORAM O ODOR CORPORAL
O que deveríamos comer mais de para cheirar melhor : CITRINOS - os ácidos contidos em frutas cítricas com laranjas, limas e limões ajudam a otimizar a passagem de agua pelo corpo, que minimiza as toxinas. FOLHAS VERDES - devido ao nível elevado de clorofila.