Que Ogum abra seus caminhos?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais minha jornada de crescimento espiritual. Que em meus caminhos, possa eu ser merecedor das vossas bênçãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis, chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida. Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades. Mensageiro de Oxalá – Filho de Olorun.

Se está precisando de abertura e novos caminhos, só pedir com fé que Exú nos dá! “Sem Exu não se faz nada”, este é provérbio que define a importância dessa entidade.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé. Apesar de viver os privilégios de um príncipe, Ogum era uma figura bastante inquieta e gostava muito de representar seu pai nas lutas pela conquista de novos territórios.

Para as religiões nascidas na África e transportadas para cá de navio, Exu é o dono dos caminhos. É o movimento. É o princípio dinâmico da vida. É o mensageiro de dois mundos, este em que os homens rogam, o outro em que os deuses acodem.

Seus números para sorte: 1, 7 e 11. Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho.

Como se conectar com a força guerreira e vitoriosa do Orixá Ogum. Faça uma limpeza energética nesses tempos em que nos sentimos preocupados e ansiosos, tomando um banho de descarrego de Ogum. Tome o banho no máximo 1x ao mês, em qualquer terça-feira. É ideal para tirar inveja e descarregar as energias.

Suas oferendas são o inhame e o feijão preto. Muitos templos fazem a famosa Feijoada de Ogum anualmente para homenageá-lo. Sua saudação é “Ogunhê, Meu Pai” e seu dia de homenagem 23 de abril.

Salve Ogum! Expressão corporal: braços cruzados a frente do peito, com os dedos minguinho, anelar e do meio encolhidos e os indicadores e polegares estendidos.

Ogum yê! ou Ogunhê! – saudação ao Orixá Ogum, significando salve Ogum. “Oke Arô” ou “Okê Odê” ou “Okê Oxóssi” – Salve, aquele que grita, brada.

Na preparação de qualquer assentamento de orixá os rituais da sasanha, folha sagrada e água sagrada são imprescindíveis. Determinados assentamentos de ogum são preparados da mesma forma do ibá de Exu, embora o ato de sacralização seja diferente.

Senhor, que essas estradas abertas tragam sorte à minha vida para que tudo corra bem para mim. Abro meus caminhos em tranquilidade aqui e agora. Abra todos os meus caminhos para que eu possa alcançar meus objetivos, sonhos e objetivos. Ao recitar esta oração, imploro que caminhos para uma nova etapa da minha vida.

Vela vermelha: deve ser acesa para Ogum quando se precisa de coragem, ânimo, determinação, força, ação, dinamismo, vigor, proteção, conquistar e liderar assuntos relacionados à matéria, trabalho e dinheiro, para que se tenha triunfo e evolução rápida dos acontecimentos.

Salmo 3 - Para abrir os caminhos
São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: 'Não há salvação para ele em Deus' (Selá). Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte (Selá).

Salmo 57 para abrir caminhos. 1. Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.

QUARTA-FEIRA. Abre-caminho, Calêndula, Gengibre, Girassol, Laranja, Limão, Losna, Manjericão Roxo, Pitangueira, Romanzeiro êta dia bom pra ter erva dedicada aos orixás que as regem ein!

Para alcançar um efeito satisfatório, o banho de ervas para abrir caminhos deve ser feito por infusão. Isso significa que todos os elementos precisam ser colocados em um recipiente com água bem quente e, em seguida, tampados por, aproximadamente, 15 minutos.