Que objetos são feitos de alumínio?

Perguntado por: rrebelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 14 votos

Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros. Embalagens como papel de alumínio, latas e outras. Em janelas, portas, divisórias, grades e outros. Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

Bauxita

Bauxita ou minério de alumínio
Somos autossuficientes em bauxita, a matéria-prima do alumínio.

Quais são os tipos de alumínio disponíveis no mercado?

  • Alumínio do tipo ABNT 5052 F Naval.
  • Alumínio do tipo ABNT 6061.
  • Alumínio do tipo ABNT 6063.
  • Alumínio do tipo ABNT 6351.
  • Duralumínio 7075.

Composição do Metal
Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais. Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já na forma a se utilizada. Outros, como o aço e o bronze, precisam ser associados a outras substâncias (ex: aço = ferro + carvão).

Marmitex, folha de alumínio usada, lacres, cartela de remédio (feita só de alumínio).

O alumínio é encontrado na natureza apenas na forma de minério, ou seja, faz parte da composição de uma substância mineral. O minério mais comum em que encontramos o alumínio é a bauxita: Bauxita: é um minério que apresenta óxido de alumínio hidratado (Al2O3. xH2O).

O ferro, apesar de ser considerado o mais barato e ter boa resistência, é pesado e não apresenta boa durabilidade, visto que, este material tende a oxidar, podendo vir a ser um problema para o cliente. O alumínio é o mais leve, tem preço mediano, é durável e não oxida, apesar disso, é o menos resistente.

Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.

O metal é originado da bauxita, que é um mineral extraído, geralmente, de regiões tropicais. A bauxita é moída e transformada em uma pasta denominada alumina. Essa pasta espessa é fundida com criolita derretida e eletrificada. O alumínio é o resultado da separação de íons e resfriamento do líquido residual.

O papel-alumínio, por sua vez, é produzido através do derretimento e reprocessamento de um sólido bloco de alumínio, prensado até que sua espessura chegue em 0,5 milímetros. Já o papel-manteiga é feito a partir da extração de madeira. Ele costuma ser confundido com o papel vegetal, que é muito utilizado em desenhos.

Além do alumínio, uma lata contém 1% de magnésio, 1% de manganês, 0,4% de ferro, 0,2% de silicone e 0,15% de cobre. Na fábrica o mineral é moído e misturado à soda cáustica, que dissolve a parte que contém alumina, separando-a dos demais componentes, que não são solúveis na mesma.

A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio).

alumínio 6061

O alumínio 6061 é uma das ligas mais populares de alumínio existentes. Trata-se de uma combinação do Alumínio com Magnésio e Silício. É uma matéria-prima que se destaca por sua flexibilidade e resistência à corrosão, ainda que não seja indicada para projetos que envolvem usinabilidade e solda.

O alumínio puro é bastante dúctil, apresenta boa resistência à corrosão, boa condutividade térmica e elétrica. Todas essas características o tornam indicado para a fabricação de laminados muito finos, embalagens, latinhas de bebidas, recipientes para a indústria química, cabos e condutores elétricos.

O alumínio não contém ferro ou aço, mas é propenso a corrosão quando exposto a intempéries e oxigênio atmosférico. Ao contrário da ferrugem, que tem uma aparência escamosa e avermelhada, a oxidação do alumínio não pode ser facilmente arrancada da superfície do metal.

Atualmente possui inúmeras aplicações como na fabricação de panelas, janelas, peças de carro, equipamentos eletrônicos, latas de bebidas etc. O alumínio é um metal reciclável que gera bom retorno financeiro para os trabalhadores e empresas que atuam nesta área.

O ferro tem usos diversos, na formação de ligas metálicas, em utensílios industriais e domésticos, na produção de automóveis, pontes, estruturas metálicas de edifício, cascos de navios, pregos, parafusos, alicantes, entre outras diversas ferramentas.

O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras ...

Tipos de embalagem de acordo com o material

  • Embalagem de papelão. As embalagens de papelão são as mais utilizadas no mercado, e um dos principais motivos é a versatilidade do material. ...
  • Embalagem de madeira. ...
  • Embalagem de vidro. ...
  • Embalagem de plástico. ...
  • Embalagem de alumínio. ...
  • Embalagem de isopor. ...
  • Embalagem Tetra Pak.

Quais são os tipos de embalagem? Embalagem primária, secundária e terciária

  • - Embalagem primária, de venda ou unidade de consumo. A embalagem primária contém, armazena e protege o produto. ...
  • - Embalagem secundária ou coletiva. A embalagem secundária é um agrupamento de embalagens primárias. ...
  • - Embalagem terciária.

Quais são os tipos de embalagens mais comuns?

  • Primária. A não ser no transporte a granel, é certo que todo produto precisa de um invólucro que o proteja e até sirva como referência visual e fonte de informação. ...
  • Secundária. ...
  • Terciária. ...
  • Papel. ...
  • Plástico. ...
  • Vidro. ...
  • Metal.