Que nunca nos falte ou faltem?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Faltem vem do verbo faltar. O mesmo que: precisem, careçam, necessitem, morram.

O verbo faltar é um verbo pessoal e, por isso, concorda com o sujeito gramatical, havendo flexão em pessoa (1. ª, 2.
...
Atenção!

  1. Falta assinar um documento.
  2. Falta assinar três documentos.
  3. Falta fazer o bolo.
  4. Falta fazer os brigadeiros.
  5. Falta pagar a conta da luz.
  6. Falta pagar as contas da luz e da água.

Então, qual é o certo: “Falta dez dias para o início das aulas” ou “Faltam dez dias para o início das aulas”? Para descobrir, basta identificar o sujeito da oração – neste caso, “dez dias”. Então, o jeito certo é “Faltam dez dias para o início das aulas”, já que o verbo deve concordar com o plural do sujeito!

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

A resposta correta é: faltam. O verbo concorda com o sujeito. Logo, se o sujeito está no plural (10 dias), então o verbo "faltar" deve concordar no plural (faltam).

SubstantivoEditar

SingularPlural
Femininofaltafaltas

Como a gente viu até aqui, quando o verbo “haver” possui o sentido de “ter”, ele acompanha o sujeito em qualquer pessoa, inclusive no plural. Sendo assim, “haviam”, “haverão” e “houveram” são flexões empregadas somente quando a frase tiver um sujeito. Veja alguns exemplos: Eles haviam dado a resposta certa.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Faltaram vem do verbo faltar. O mesmo que: precisaram, careceram, necessitaram, morreram.

1 à medida que, à proporção que, conforme, ao mesmo tempo, enquanto, durante o tempo em que.

1 em que. Exemplo: A pasta na qual eu guardei o dinheiro desapareceu. Faz referência a um local: 2 onde.

Nos e nós são pronomes pessoais, ambos indicativos da 1. ª pessoa do plural. Nós é um pronome pessoal do caso reto, assumindo a função de sujeito da oração. Nós pode ser ainda um pronome pessoal oblíquo tônico, assumindo a função de objeto indireto da oração.