Que número significa A letra C na placa?

Perguntado por: ixisco6 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Conversão para a placa Mercosul

Números da placa antigaLetras da nova placa Mercosul
2C
3D
4E
5F

As novas placas têm três letras seguidas, um número, uma letra e depois mais dois números. Exemplo: AAA 1A11.

Inicialmente, eram obrigatórios o brasão do município e bandeira do estado, mas essa regra não se aplica mais. Portanto, uma placa ABC 1234 passa a ser ABC 1C34 – o número dois é trocado pela letra C.

Também conhecidos por numeração romana ou algarismos romanos, esse sistema utiliza sete letras para indicar números: 1 = I; 5 = V; 10 = X; 50 = L; 100 = C; 500 = D; 1.000 = M.

Contudo, para ler a Placa Padrão Mercosul, é preciso ter um aplicativo específico, chamado de VIO, disponível para Android e iOS; No aplicativo, é disponibilizado um número de série, e não imediatamente as informações do veículo. Esse número de série é emitido de Departamento Estadual de Trânsito (DENATRAN).

Acesse o site do portal de serviços do DENATRAN; Clique na opção “Consultar Placa Veicular”; Digite o número de série gerado ao fazer a leitura do QR-code com a câmera do celular e também a placa do veículo.

Quem está atento aos veículos de modo geral, já percebeu que cada estado ou região do país possui as iniciais (letras) de placas de identificação bem específicas. Por exemplo, o Paraná começa geralmente pela letra A, enquanto o L impera no Rio de Janeiro.

É a solicitação de segunda via de placa do veículo por motivo de furto, roubo, perda, dano ou troca voluntária (do padrão cinza para o Mercosul). Atenção! O serviço é realizado somente mediante agendamento prévio.

Como funciona o app? O Sinesp Cidadão permite que o usuário digite as letras e números da placa (só funciona com placas modelo Mercosul) e, assim, obtenha, em segundos, a marca, modelo, ano de fabricação, cidade e estado em que o veículo foi registrado pela primeira vez.

Se mesmo assim você quiser a nova placa, a legislação permite que qualquer um possa fazer a atualização de forma voluntária. Basta pagar pela taxa de emissão das novas placas. Com a perda de uma série de mecanismos de segurança e do próprio lacre, a nova placa terá o mesmo custo para o usuário.

O ano do carro está indicado no último grupo alfanumérico do chassis e dividido da seguinte forma: de A (1980) a Y (2000) e de 1 (2001) a 9 (2009) até que as possibilidades se esgotem e retornem para A (2010) a Y (2030). A sequência não conta com as letras I, O e Q para evitar confusão com os números 1 e 0.

Como eles já estão emplacados, não é possível solicitar a troca para escolher letras e números específicos. A placa é como se fosse o RG do carro. É uma identificação única que deve acompanhar o veículo até a sua baixa definitiva, conforme prevê a legislação federal de trânsito, válida em todo o país.

O formato da letra deveu-se talvez à forma de como é pronunciada já que é necessário fechar os lábios em um formato de círculo. O zero veio muito depois e quem inventou o algarismo foi muito inteligente.

Não é possível a troca da placa do veículo para mudar letras ou números. As letras e números da placa do veículo são gerados quando o veículo é registrado no Detran-SP e permanece o mesmo até a sua baixa.