Que número representa Iansã?

Perguntado por: aguedes2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão.

NÚMERO 8 – EJIONILE
Regido por Oxaguiãn, Ogum e Xangô Airá, EJIONILE Odu lhe confere agilidade mental, o que te faz uma pessoa falante e muito ativa. Você luta para chegar ao topo, pois deseja poder e prestígio. Pode ser tempestuosa, às vezes, e incontrolável.

Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.

Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco. Seus números para sorte: 4, 6 e 42.

A saudação dirigida à rainha das ventanias e das tempestades é Epa Heyi Oiá, que é a mesma coisa de dizer: “Olá, Iansã” ou “oi, Iansã”. Suas cores são o vermelho, marrom, amarelo e o rosa, suas contas são de cores amarela e vermelha.

Temperamentais, brigam e explodem por qualquer coisa. Eles possuem personalidade forte e gênio difícil. Não possuem filtro e falam o que vêm à cabeça. Sua sorte é que as pessoas mais próximas não levam a sério suas explosões, chegando até a se divertirem com esse seu jeito sarcástico de dizer verdades ácidas.

Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá. símbolos são a pedra do raio e o oxê -- machado duplo.

Onira: ninfa das águas doces; Semi: fundamento com Obaluaiê; Tope ou Yatopé ou Tupé: ligação com Xangô e roupas brancas; Oya Ygbale: Oya Mensan Orum, “mãe dos nove céus”.

Neste domingo, 4 de dezembro, as comunidades religiosas de matriz africana comemoram em Canoas, pela primeira vez, o dia da orixá Oyá, ou Iansã.

O sexto Odu da série Odu de Nascimento e sua influência sobre nossa personalidade e destino é, talvez, o mais famoso e mais desejado dos Odus de Ifá: o Odu Obará - o caminho da prosperidade, da abundância e da satisfação pessoal. Os Odus são os mensageiros de Ifá - o Orixá do Destino!

O número 7 é ligado ao Odù Òdí. Odù é o elemento indicativo da personalidade e do destino que determina as extensões e os limites a serem vividos aqui no Àiyé (mundo). Também chamado de signo do oráculo de Ifá, o Odú é o regente da vida.

Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.