Que nota tirar no SiSU?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Qual a nota do Enem que garante uma vaga no Sisu? A resposta para essa pergunta você já sabe: depende. Há cursos e faculdades mais e menos concorridos, com notas de corte variando entre pouco mais de 450 pontos até mais de 800 pontos no Enem (caso dos cursos de Direito, Engenharias e Medicina).

Ela é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la!) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC. Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa.

A partir de 300 pontos, por exemplo, é possível ingressar em universidades como a Cruzeiro do Sul Virtual e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). De acordo com seu desempenho no Enem, também pode conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

A única regra é que o estudante não tenha zerado a prova de redação. No momento da inscrição, a instituição escolhida vai informar se é necessário uma nota mínima para se inscrever. Assim, o estudante pode se inscrever nos cursos de acordo com a nota obtida no Enem.

Portanto, com muitos candidatos se inscrevendo e alterando as opções de cursos durante o período de inscrições, a nota de corte pode sim baixar. Para isso, é preciso que os candidatos com notas mais altas mudem suas opções, deixando de concorrer pela vaga que você deseja.

O Enem é composto de 180 questões objetivas, tendo como pontuação máxima 1000 pontos.

A redação do Enem vale 1000 pontos. Essa nota é formada pela pontuação das cinco competências que mencionamos anteriormente. Os professores da banca examinadora dão uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A nota final da redação é média aritmética das notas totais dadas pelos professores.

Empreendedorismo: entre 500 e 605 pontos. Enfermagem: entre 565 e 710 pontos. Engenharia Civil: entre 590 e 740 pontos. Engenharia de Produção: entre 600 e 715 pontos.

Cursos com menores notas de corte: Sisu
Os cursos com menores notas de corte no Sisu são: 700 a 750 pontos: Arquitetura, Administração, Matemática, Nutrição, Jornalismo e engenharias. 651 a 699 pontos: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Pedagogia e Fonoaudiologia.

Mateus, é muito dificil tirar 450 pontos no Enem? Resposta - Não, é muito fácil. São cerca de 10 acertos em Matemática, 18 em Linguagens, 14 em Humanas e 14 em Natureza. E parte destes acertos ao acaso (chute).

É perfeitamente possível tirar mais de 1000 no Enem! Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero.

– Concorrer a uma bolsa de estudo em faculdade particular pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de 50% e 100% em instituições privadas; – Financiar a faculdade com condições especiais pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil);

450 pontos

Tanto para o ProUni quanto para o Fies, a nota mínima do Enem para conseguir ingressar na faculdade é 450 pontos. Ainda, em ambos, é fundamental não ter zerado a redação.

Participante 2: 30 acertos – 800 pontos.

Para acessá-lo, é necessário acessar o site do Enem e entrar no Portal do Participante. Após informar o número do CPF e senha, o participante deve clicar em seu Boletim de Desempenho Individual. No boletim, você poderá consultar sua nota final, a média geral e a correção da prova de redação.

A maior nota foi de 953,1, e a menor de 310,4. Na prova de Ciências humanas e suas tecnologias, a média das notas ficou em 519,61.

Resultado da prova foi divulgado na quinta-feira (9). O estudante afirmou ter se surpreendido ao ver que atingiu a nota máxima, após quatro anos de preparação. O amazonense Luiz Henrique Nogueira, de 17 anos, alcançou nota 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.