Que nota é mi?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A nota mi corresponde à nota E. Em diversas línguas este nome ainda é usado e mesmo em português usa-se o nome E em cifras.

A nota de cada corda é a seguinte: 1ª corda: mi. 2ª corda: si. 3ª corda: sol.

Terça menor de Mi é a nota G.

O primeiro intervalo de notas é do Dó ao Mi, esse intervalo é composto por quatro semitons então ele é uma 3M (Terça maior). É esse primeiro intervalo que dá a nomenclatura “maior” para o acorde. O segundo intervalo é do Mi ao Sol, já este intervalo tem três semitons o que define o intervalo como 3m (Terça menor).

Se a nota Dó é a primeira nota da escala, a nota Mi ocupa a terceira posição: Portanto, dizemos que Mi é a terça de Dó. E uma terça é um intervalo de dois tons.

São as famosas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI.

Acorde de Mi menor - Em
O acorde de Mi menor é composto pela tríade Mi, Sol e Si. É um dos acordes mais fáceis para ser feito no violão, usa apenas dois dedos juntos na segunda casa, na quinta e quarta corda.

Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – – SOL – LÁ – SI.

A distância do MI para o FÁ é de apenas MEIO TOM, ou seja, para alcançarmos um FÁ partindo de um MI temos que "subir" menos. As distâncias entre as notas da escala são descritas abaixo: Em resumo, temos sempre a distância de 1 TOM, com exceção dos intervalos entre MI e FÁ e entre SI e DÓ, onde temos apenas MEIO TOM.

Notas Musicais - Dó, , Mi, Fá, Sol, Lá, Si - InfoEscola.

O acorde maior é formado pela primeira, terceira e quinta nota da escala diatônica maior. Se pegarmos por exemplo a escala de Dó Maior ( Dó Ré Mi Fa Sol Lá Si Dó) teremos as notas Dó Mi e Sol na formação do acorde de Dó+. Para transformarmos o acorde maior em menor, basta descer meio tom na terça deste acorde.

Então temos as seguintes notas: Mi, Lá e Si, certo? Essa é a formação do acorde Mi Maior com quarta violão (E4). Simples, não?

Um tom é uma distância de dois sustenidos (ou de dois bemóis).

A ordem das cordas é E-B-G-D-A-E, ou seja, mi-si-sol-ré-lá-mi. O primeiro “mi” é a corda mais fina do violão, a corda de baixo, e muitas vezes acontece o equívoco de se numerar de maneira contrária, chamando a sexta corda, a mais grossa, de primeira.

A escala de Dó maior é uma sequência de 8 notas contando do Dó até o próximo Dó na sequência das notas. Uma escala é composta por 8 notas começando pela nota que dá o nome a escala. Por padrão, todas as escalas maiores possuem intervalos de Semitom entre a 3ª e a 4ª nota e a 7ª e a 8ª nota.

Bom o acorde de Lá menor com sétima é o acorde relativo de Dó maior com sétima maior. Ser relativo de um acorde é ter alguma ligação ou semelhança entre os acordes.

Acordes maiores, acordes menores, acordes diminutos, acordes aumentados.