Que nos lê ou leem?

Perguntado por: vnogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Portanto, o correto é leem.

Leem é a forma verbal na terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ler. Pessoas educadas não leem na mesa. Todos os bem-informados leem os colunistas. Lêem não está gramaticalmente correto na Língua Portuguesa; era a forma de escrita antes do AO.

Significado de Lêem
substantivo deverbal Ação de ler, de reunir letras decifrando o que está escrito. [Gramática] Forma alterada após Acordo Ortográfico; ver: leem. Etimologia (origem da palavra lêem). Forma Regressiva do verbo ler.

Exemplo de uso da palavra Cópia:
"Esperando a sua colaboração nesse assunto, pedimos o a seu ciente na cópia desta."

Há pouco deve ser empregado para indicar tempo decorrido, isto é, algo que aconteceu no passado. A pouco deve ser utilizado para indicar tempo que ainda não decorreu, ou seja, algo que acontecerá no futuro. Para ficar mais claro, que tal conferir alguns exemplos?

A 3ª do plural dobra o e. Assim: ele lê, eles leem; ele crê, eles creem; ele vê, eles veem; ele dê, eles deem.

bibliófilo

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Conforme a 4ª pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, entre as principais motivações que impulsionam os leitores brasileiros estão: o gosto pela leitura (25%), atualização cultural (19%), distração (15%), motivos religiosos (11%), crescimento pessoal (10%), exigência escolar (7%) ...

Resposta: O certo é, por exemplo, "leia-se Lula e Serra", pois aí não se trata de voz passiva (já que não se quer dizer que Lula e Serra devem ser lidos). Mas sim: onde se lê isso, leia-se aquilo.

nada muda na acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados. Eles continuam com o acento circunflexo no plural (eles têm, eles vêm) e, no caso dos derivados, com o acento agudo nas formas que possuem mais de uma sílaba no singular (ele detém, ele intervém).

Sendo assim, vale lembrar que o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, não provocou nenhuma alteração entre as palavras pôde e pode, que continuam sendo diferenciadas pelo acento circunflexo.

A colonoscopia ou endoscopia digestiva baixa é um exame que serve para observar o intestino grosso (cólon) embora, em determinadas situações, permita também a observação de alguns centímetros da porção final do intestino delgado.

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

A colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. É recomendada para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal.

Retomando brevemente o conteúdo, aonde é usado para lugar e sugere movimento. Onde, por sua vez, embora também seja empregue para lugar, indica permanência.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.