Que nome tinha o Ceará antes?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A delimitação do atual território ocupado pelo estado do Ceará começou com a doação da Capitania Siará em 1535 para Antônio Cardoso de Barros. A fundação, contudo, ocorreu em 1603, por Pêro Coelho de Souza, que chamou a colônia de Nova Luzitânia.

O atual território do Ceará corresponde, naquela época, à chamada Capitania de Siará.

O Ceará foi formado inicialmente por índios com sua própria cultura e que depois foram catequizados/batizados pelos jesuítas portugueses, após grande resistência dos índios que viviam nas matas.

O Nome “Ceará” é de origem hebraica e significa “chuva torrencial, tempestade violenta e repentina”. De fato o Segundo Livro dos Reis, no capítulo segundo, versículos 1 e 11, apresenta o vocábulo se arâ (substantivo feminino singular absoluto) junto com a partícula preposicional b.

O estudo “GPS-DNA Origins Ceará” detalha que, na fusão genética da composição do cearense, há influências do branco europeu descendente de países nórdicos, ameríndios oriundos da Ásia e o negro africano, principalmente do tronco banto.

Ele contava que os jogadores do América costumavam treinar no campo do Ceará. O presidente do Ceará na época, Meton de Alencar Pinto, passou a tratá-los como "meus netinhos" e se auto-intitulava "Vovô".

#VocêSabiaQue o nome "Ceará" é originário de "Siará", uma palavra em tupi-guarani? De acordo com o escritor José de Alencar, grande conhecedor do idioma indígena, o significado desta palavra seria "canto da jandaia", uma espécie de papagaio que é bem comum em nossa região.

A conquista do Ceará Na aventura colonizadora, nos primeiros anos do século XVII, Martim Soares Moreno, auxiliado pelo chefe potiguar Jacaúna, conquistou o Ceará, transformando-o em capitania real.

Aquiraz

A primeira vila reconhecida foi a de Aquiraz. Em 1726, a vila de Fortaleza passou a ser oficialmente a capital do Ceará após disputas com Aquiraz. Ceará é um dos estados brasileiros que compõe a Região Nordeste.

Aquiraz

Aos 317 anos, o município de Aquiraz é conhecido como a primeira capital do estado do Ceará, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.

Em 1612 foi enviado ao Siará o português Martim Soares Moreno, considerado o fundador do Ceará, que também se instalou às margens do Rio Siará (atualmente Barra do Ceará), onde recuperou e ampliou o Forte São Thiago e o batizou de Forte de São Sebastião.

1603

História. A delimitação do atual território ocupado pelo estado do Ceará começou com a doação da Capitania Siará em 1535 para Antônio Cardoso de Barros. A fundação, contudo, ocorreu em 1603, por Pêro Coelho de Souza, que chamou a colônia de Nova Luzitânia.

Em 1823, D. Pedro I elevou a vila à condição de província, e com a proclamação da república (1889) tornou-se o atual Estado do Ceará.

No Ceará, os nomes mais comuns desde 1930 são Maria (967.042) e Francisco (520.279). Na lista cearense, os nomes femininos mais comuns desde 2000 são Maria (93.536), Francisca (60.685) e Ana (18.155). Entre os nomes masculinos estão Francisco (55.493), João (38.684) e José (33.662).

Sobral é uma palavra, de origem latina, que significa abundância de sobreiros (uma espécie de árvore de cujo tronco se extrai a cortiça). Já o topônimo Caiçara vem do tupi e significa o que se faz de pau queimado.

Os cearenses têm gírias e expressões regionais que tornam o seu vocabulário único e divertido. Quem não é do estado do Ceará pode ficar perdido ao ouvir um pariceira, rebola no mato ou abirobado. Para ajudar, preparamos um Dicionário Cearense, que reúne os significados de 45 expressões populares do chamado cearensês.

O Jeito de Falar do Cearense
O povo cearense possui uma maneira de falar que lhe é muito característica. Essa peculiaridade se observa basicamente na pronúncia e na entonação da voz, além, evidentemente, do uso muito frequente dos vocábulos e expressões típicas relacionados no dicionário (figura à esquerda acima).

Anacé, Jeninpapo-Kanindé, Pitaguary, Tabajara, Tapeba, Tremembé e tantas outras etnias indígenas cearenses, que tiram seus sustentos da terra, compartilham, ao longo de 2020, dos mesmos desafios para manterem-se firmes no período.