Que nome tem o paralelo principal?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

Linha do Equador

Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Trata-se do ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º. A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.

Essa linha longitudinal recebe este nome pois está localizada no distrito de Greenwich, às margens sul do rio Tâmisa, região leste de Londres, mais precisamente sobre o “Observatório Real de Greenwich”.

Meridiano de Greenwich

Os principais paralelos do globo terrestre são: a Linha do Equador, os trópicos de Capricórnio e Câncer e os círculos polares Antártico e Ártico. Os principais meridianos são: o Meridiano de Greenwich (0º) e o Antimeridiano, identificado como a Linha Internacional de Data (180º).

Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos.

A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

Hemisfério Sul

A maior parte do território brasileiro está no Hemisfério Sul ou Meridional — isto é, ao sul da Linha do Equador - e totalmente localizado no Hemisfério Oeste ou Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

A linha do equador, maior dos paralelos, divide a terra em dois Hemisférios, o Sul e o Norte.

O plano do Equador divide a superfície terrestre em dois hemisférios: o Hemisfério Norte (que contém o Pólo Norte) e o Hemisfério Sul (que contém o Pólo Sul). Os paralelos são as secções da superfície terrestre através de planos paralelos (ou coincidentes) ao plano do Equador.

adjetivo [Geometria] Que, estando num mesmo plano, não se cortam, conservando sempre a mesma distância: retas paralelas. Que se mantém ou continua numa mesma direção; que permanece no mesmo caminho: desenvolvimento paralelo.

Linhas de longitude vão de norte a sul
Tudo ao longo desta linha tem uma coordenada de longitude 0°. Mas o meridiano principal (meridiano de Greenwich) é específico para 0° de longitude. Assim como o equador separa norte e sul, o meridiano de Greenwich separa leste e oeste.

O Meridiano de Greenwich recebe esse nome porque atravessa o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, na cidade de Londres, capital da Inglaterra.

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

Tipos de linhas retas no espaço de acordo com sua disposição

  • Linha horizontal. ...
  • Linha vertical. ...
  • Linha oblíqua. ...
  • Linhas retas secantes. ...
  • Linhas retas perpendiculares.

Trópicos de Capricórnio e Câncer, Linha do Equador, Meridiano de Greenwich, círculos polares Ártico e Antártico.

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste. Paralelos e meridianos são definidos por suas dimensões de latitude e longitude, respectivamente.

São eles: Trópico de Câncer e Círculo Polar Ártico, localizados no hemisfério norte, e Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico, localizados no hemisfério sul.

A definição da linha do equador é que ela se trata de uma linha imaginária traçada ao redor do planeta. Todos os seus pontos estão à mesma distância do polo norte e sul, ou seja, ela divide a Terra ao meio na horizontal do mapa. O nome vem de “equatore”, que significa “equilíbrio” em latim.

As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude. A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos. As coordenadas geográficas de um ponto na superfície terrestre são determinadas pelo cruzamento do meridiano e do paralelo que passa sobre ele.