Que nem você ou como você?
“Que nem” é uma expressão informal consagrada, de uso corrente tanto no Brasil quanto em Portugal, “equivalente à conjunção comparativa como”, nas palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla.
Que nem a mim ou que nem eu?
O uso do pronome “eu” ocorre quando o mesmo é o sujeito da oração, já o pronome “mim” é usado como complemento, ou seja, é o objeto da oração. Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração.
QUE NEM ou que não?
Em certos contextos, e salientando novamente { como advérbio }, deve escolher “nem ou não” dependendo do que deseja transmitir. A melhor sugestão é que “não” é mais presente; mais agora enquanto “nem” tem um cunho mais continuado ficando entre “não e não até ao menos”.
Como substituir QUE NEM?
1 sinônimo da palavra que nem: Da maneira que: 1 como.
É errado usar nem?
I) "A conjunção nem significa e não. Por isso, é incorreto antepor-lhe a conjunção e em frases como as seguintes, nas quais nem tem significado aditivo-negativo, equivalente de e também não: 'Não vi nem conheço este homem'.
Qual o pronome correto para você?
Bom, a regra diz que os pronomes “lhe/seu/sua” devem ser usados com o pronome “você” e os pronomes “te/teu/tua” devem ser usados com o pronome “tu”.
Que você ou do que você?
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que.
Qual o correto pra você ou para você?
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
O que significa a expressão igual que nem?
“Que nem” é uma expressão informal consagrada, de uso corrente tanto no Brasil quanto em Portugal, “equivalente à conjunção comparativa como”, nas palavras do gramático Domingos Paschoal Cegalla.
É correto falar para mim?
Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.
Faz um favor para mim ou para eu?
No entanto, a grande diferença entre para mim e para eu está no momento de empregar cada um desses termos. Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.
Como usar nem na frase?
Emprega-se a vírgula também quando o uso da conjunção “nem” é enfático, ou seja, uma frase na qual se queira dar um maior destaque. Por exemplo: Não autorizei a publicação, nem o compartilhamento. Não irei ao evento, nem que me paguem.
Como se referir a três pessoas?
trio | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Qual é a conjunção da palavra nem?
Nem é uma conjunção coordenativa copulativa (ou aditiva) e corresponde à conjunção e na negativa, ou seja, equivale a e não.
Qual é o oposto de Nem?
Contrário de nem um: 1 algum, certo, determinado, qualquer, um, todo, muito.
Que nem é preposição?
A tradição gramatical portuguesa considera nem apenas uma conjunção coordenativa correlativa, que ocorre sempre na estrutura «nem… nem».
Qual advérbio de Nem?
Alguns advérbios de negação são “não” e “nem”. Em contextos específicos, palavras como “negativo”, “nenhum”, “nunca”, “jamais”, entre outras, podem ser classificadas como advérbio de negação, mas é necessário atenção aos casos.
Tem vírgula antes de Nem?
A conjunção “nem” expressa adição nas frases, por isso não é adequado o uso da vírgula antes desse conectivo que também pode apresentar, em alguns casos, valor negativo. Exemplo: Ele não queria trabalhar nem estudar.
Como saber se é m ou n?
De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.
Quando não se pode usar a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Como falar você de outra forma?
Sinônimo de você
- tu. Exemplo: Você quer uma fatia de bolo? ...
- o senhor, a senhora. Exemplo: Você precisa de ajuda? ...
- alguém, uma pessoa, um indivíduo, um homem, uma mulher. ...
- cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê. ...
- vossemecê, vosmecê, vossa mercê.
- Não encontrou o sinônimo que procurava?