Que nasce em Brasília e Goiano?

Perguntado por: laparicio9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Independente de ser Brasiliense ou Candango, os dois se referem àqueles que nasceram em Brasília. A única diferença entre ser brasiliense e ser candango será a linhagem, se a pessoa vem ou não de uma geração que deu asas à construção de Brasília.

Atualmente, o gentílico que o cidadão do Distrito Federal se autoatribui é candango, mas o oficial é brasiliense.

Um dos gentílicos tanto do Distrito Federal como de Brasília é "brasiliense", que significa "brasileiro".

O Distrito Federal é um estado brasileiro assim como Bahia, Rio de Janeiro ou Paraná, mas é formado por uma única cidade: Brasília.

Quem nasce em Ceilândia é brasiliense, assim como quem é do Plano Piloto, área central de Brasília, ou outras regiões.

Os habitantes se chamam taguatinenses. O município se estende por 2 437,4 km² e contava com 16 683 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 6,8 habitantes por km² no território do município.

  • Formosa (70 Km) Uma das cidades mais próximas a Brasília, Formosa tem inúmeros atrativos. ...
  • Corumbá de Goiás (119 Km) Corumbá de Goiás fica a 119 km de Brasília. ...
  • Caldas Novas (306 km) ...
  • Cidade de Goiás (315 km) ...
  • Terra Ronca (440 Km) ...
  • Mambaí (309 Km) ...
  • Alto Paraíso (230 Km) ...
  • Cavalcante (311 Km)

Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 gír , p us Tipo desprezível, vicioso; mequetrefe. 3 Trabalhador braçal vindo de fora da região. 4 Nome com que se designam os trabalhadores comuns que colaboraram na construção de Brasília: “[…]

Grande parte dessa população vivia em acampamentos da construção dos primeiros prédios de Brasília e a maioria na faixa etária de 20 a 40 anos. A origem predominante dos candangos era dos estados mais próximos: Goiás (23,3%), Minas Gerais (20,3%) e Bahia (13,5%).

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.

“Candangos” são pessoas que vieram de outros estados do Brasil com objetivo de “tirar do papel” o sonho de construir a capital. No começo, os candangos eram os nordestinos que cuidavam da mão-de-obra braçal na maior parte das vezes, e o termo era visto como forma pejorativa.

Ceilândia, maior cidade do Distrito Federal, completa 50 anos.

Uma capital nacional ou, simplesmente, capital (do latim caput, capitis, "cabeça") é a cidade ou localidade onde reside o governo central, os ministérios e todos os organismos supremos da administração do Estado.

O Distrito Federal é dividido em 33 regiões administrativas, cujos limites físicos definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos.

São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia.

É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.

Rio de Janeiro

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Setor Habitacional do Sol Nascente

O Setor Habitacional do Sol Nascente, no Distrito Federal, se tornou a maior favela do Brasil, com 32.081 moradias. As informações preliminares são do Censo 2022 e foram divulgadas pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azevedo.

Apesar das diferentes taxas de crescimento populacional, cabe destacar que as cinco RAs mais populosas em 2010 continuarão sendo as mais populosas em 2020: Ceilândia (443.824), Samambaia (244.960), Plano Piloto (230.310), Taguatinga (208.177) e Planaltina (196.086).

O Distrito Federal tem 2.923.369 habitantes, de acordo com a prévia do Censo 2022, enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU), na quarta-feira (28). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o levantamento está em fase final e ainda falta o recenseamento de 23% das casas da capital.