Que não pode tomar refrigerante?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Por ser rico em açúcar, o consumo frequente de refrigerante aumenta o risco de câncer, mesmo em pessoas que estão dentro do peso. Além disso, o seu consumo favorece o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes, problemas que também estão relacionados ao aumento do risco de câncer.

Alívio contra gases -De acordo com algumas fontes, a Coca-Cola pode aliviar a indigestão devido à soda presente na bebida. Pode neutralizar parcialmente o ácido do estômago, o que proporciona a sensação de alívio.

As bebidas gaseificadas não causam danos aos rins. Mas se você tem doença renal ou tendência a desenvolver pedras nos rins, como em todas as condições de saúde, é sempre indicado consultar um profissional especializado ou o seu médico.

1º lugar: Refrigerante Diet
Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

Um estudo norte-americano concluiu que o consumo de refrigerantes aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. A situação é mais grave em relação às bebidas com açúcar, mas a versão dietética também apresenta o problema.

Alimentos que devem ser evitados
alimentos ricos em farinha branca: bolacha, macarrão e pão branco; alimentos ricos em gordura saturada: carnes vermelhas gordas, bacon, salsicha e linguiça; bebidas alcoólicas; produtos com muito sódio: cubos de caldo de carne, sopas em pó e comida pronta congelada.

Alterações da flora intestinal
O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar, como os refrigerantes, podem interferir no equilíbrio da microbiota intestinal, causando disbiose e favorecendo o aparecimento de sintomas como gases intestinais, náuseas e má digestão, por exemplo.

Tomar refrigerante frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando ainda as chances de desenvolver uma gastrite.

Quais são os sintomas de gases?

  • Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
  • Mal estar geral;
  • Dor abdominal em forma de pontadas;
  • Flatulência;

O refrigerante orgânico é feito com itens naturais de frutas ou extratos vegetais. Sendo assim, não possui itens de origem artificial como: sódio, conservantes, corantes, aromatizantes sintéticos, agrotóxicos ou transgênicos. Além de ser saudável essa opção é mais gostosa, já que os itens orgânicos unem mais sabor.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal. Conclui-se que o café faz mal para os rins quando consumido em excesso ou ingerido por pessoas com histórico de doenças renais.

Os 7 piores alimentos para a saúde

  • Salgadinho.
  • Refrigerante.
  • Batata frita.
  • Carnes processadas.
  • Bacon.
  • Nuggets.
  • Sorvete.

Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Boato sobre perigos da Fanta Uva é falso
O consumo de refrigerantes em excesso pode sim causar problemas de saúde em longo prazo. Afinal, pode causar obesidade e acarretar em doenças como o diabetes. Porém, afirmar que a Fanta Uva causa câncer já é exagero.

O refrigerante pode ser um dos causadores da insônia por três razões fundamentais. A primeira delas é a presença da cafeína, uma substância estimulante, nos refrigerantes à base de cola. A segunda razão é o excesso de açúcar, que causa picos energéticos e uma sensação de euforia.

O refrigerante zero é muito conhecido por não conter açúcar, mas, em compensação, o sódio vem em quantidades muito maiores. O problema é que a presença exacerbada de sódio no sangue pode provocar hipertensão, problemas renais e retenção de líquidos.

Não! Quando tomado moderadamente, o café não faz mal para o coração, pelo contrário, os antioxidantes contidos no grão de café atuam na preservação dos vasos sanguíneos, uma vez que impede a ação nociva de radicais livres que prejudicam as paredes das artérias.

Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Além disso, vários estudos indicam que o consumo excessivo de frutose, que é o açúcar presente nos refrigerantes, também é uma das principais causas de pressão alta.