Que não dar para ler?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

adjetivo Que não se consegue ler; indecifrável: documento ilegível; letra ilegível. Que não pode ser lido com clareza; cuja leitura é muito difícil; incompreensível.

[Gramática] Li é também forma derivada do verbo ler, no pretérito perfeito do indicativo: eu já li muitos livros este ano.

Hábito de leitura: como faço para desenvolver?

  1. Trabalhe a paciência. ...
  2. Estabeleça metas diferentes. ...
  3. Escolha os assuntos que gosta. ...
  4. Faça uma lista de livros. ...
  5. Defina um horário de leitura. ...
  6. Crie um espaço ideal para ler. ...
  7. Converse com seus amigos sobre os livros. ...
  8. Exerça o seu lado voluntário.

Existem N motivos para gostarmos de ler, especialmente em ler livros. Podemos viajar para mundos diferentes, encarnar pessoas diferentes, assistir crimes, criaturas fantásticas, podemos explorar planetas e mundos distantes e fantásticos... São tantas razões. Sempre dizem que quem adora ler é nerd.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Pessoa que lê: 1 ledor, legente, lente.

  • lindeiro. libertação. libertino. lisonjear. liquidado. limpeza. litoral. livre-arbítrio. ...
  • linchar. lisérgico. litisconsorte. liça. lixar. liga. litorâneo. licenciado. ...
  • literata. lia. licenciamento. lixão. lixeiro. litro. lincar. ...
  • limoeiro. lisonjeador. lixiviar. linóleo. lividez. libar. lio. ...
  • libidinal. lictor. linotipista. lizar. litíase. librina. liba.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

5 livros para relaxar a mente e deixar os dias mais tranquilos

  1. Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente. ...
  2. Na natureza selvagem. ...
  3. Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros. ...
  4. Um lugar na janela. ...
  5. Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento.

Livros que todo mundo precisa ler:

  • 1 – O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry. ...
  • 2 – Romeu e Julieta – William Shakespeare. ...
  • 3 – 1984 – George Orwell. ...
  • 4 – Dom quixote de La mancha – Miguel de Cervantes. ...
  • 5 – Orgulho e preconceito – Jane Austen. ...
  • 6 – Os Miseráveis – Victor Hugo. ...
  • 7 – Dom Casmurro – Machado de Assis.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais.

O vício é algo que não faz bem a ninguém, nem ao usuário do livro e nem aos quem convivem com um leitor compulsivo. Para esse leitor compulsivo a verdade e a vida estão apenas nas palavras ditas pelo escritor e suas personagens.

Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

"Ler é um conjunto adquirido de habilidades que literalmente muda o cérebro", ressalta a neurocientista. "Permite fazer novas conexões entre regiões visuais, regiões da linguagem, regiões de pensamento e emoção", completa. Essa transformação "começa com cada novo leitor".

Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva.

Está comprovado que as crianças que leem e escrevem mais são melhores na leitura e na escrita. E escrevendo posts de blogs, atualizações de status, mensagens de texto, mensagens instantâneas, e todas as coisas semelhantes, motivam crianças a ler e escrever.

“Quem lê muito amplia sua visão de mundo sobre suas próprias escolhas, desenvolvendo o senso de reflexão. Além disso, esses indivíduos vão ser muito críticos.

O projeto “Quem Não Lê, Não Escreve”, teve seu início de implementação em 2001. Seu objetivo é estimular a leitura de temas transversais (Ética, relações intra e interpessoal, liderança, dentre outros), buscando superar a formação tecnicista e qualificar as produções científicas.

O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler. Nota: A citação costuma ser atribuída a Mark Twain, mas não há evidências que confirmem essa autoria.