Que nação descende de Ismael?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ismael deu origem à nação árabe, e Isaac origem à nação judaica. Em Gênesis 25:12–18 fala sobre a descendência de Ismael: "Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.

18 Seus descendentes se estabeleceram na região que vai de Havilá a Sur, próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para Assur. E viveram em hostilidade contra todos os seus irmãos.

Os palestinos são os árabes levantinos de religião cristã e muçulmana cujas famílias habitavam o atual território de Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza antes de 1948.

Líder religioso e político do Oriente Médio, Abul Al-Qasim Muhammad ibn Abd Allah ibn Abd Al-Muttalib ibn Hashim (571-632) entrou para a história como Maomé — ou Muhammad, com preferem seus seguidores —, o fundador do islã.

Registros históricos dos Ismaelitas
Os nomes dos filhos de Ismael, "Nabat, Quedar, Abdeel, Dumá, Massá, e Temã" foram mencionados em pedaços em registros assírios como tribos dos Ismaelitas.

É formado por Afeganistão, Arábia Saudita, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia. Está geograficamente situado em uma zona estratégica no globo, na confluência entre os continentes asiático, europeu e africano.

Teólogos, bispos, pastores e líderes cristãos, afirmam que Ismael não fazia parte da promessa que Deus havia feito a Abraão, e que o mesmo era fruto de uma ajuda de Sara para o cumprimento de tal. Assim tais líderes afirmam categoricamente que Ismael não é filho da Benção, logo seria filho da maldição.

Atualmente, em todo o mundo, a Comunidade Shia Ismaili, como é oficialmente designada, conta com aproximadamente 15 milhões de pessoas que vivem predominantemente no sul da Ásia, Ásia Central, África, no Médio Oriente, Europa, América do Norte e no Extremo Oriente.

Agar foi serva de Sara e mãe de Ismael, um dos filhos de Abraão. Sua história está registrada no livro de Gênesis. Agar era uma mulher egípcia e seu nome talvez tenha sido dado por Abraão quando ela saiu do Egito para ser serva em sua casa. O nome Hagar é de origem semítica e pode significar algo como “fuga”.

Os árabes são um grupo étnico surgido na Península Arábica, região onde hoje está a Arábia Saudita, Iêmen e Emirados Árabes Unidos, por exemplo. Maomé, o profeta e fundador do Islamismo, era árabe e a religião nasceu no seio desse povo.

Judeus migraram em massa para a região e criaram Estado de Israel. Israel é um estado judeu criado em 1948 na antiga região da Palestina, no Oriente Médio.

A palavra Palestina é uma nominação dos gregos para a região conhecida como Filistia, uma estreita faixa litorânea do Mar Mediterrâneo, próxima à Judeia. Ocorre que com o tempo este nome Philistia, tornou-se Palestina, e a região toda (Canaã) passou a ser chamada de Palestina.

Segundo a Bíblia, os israelitas descendiam de um só progenitor: Jacó, filho de Isaque, neto de Abraão, que teve 12 filhos. Cada qual dando origem a uma tribo. Ao enfrentar um anjo numa luta (Gênesis 35:10), foi rebatizado como Israel — O que luta com Deus.

Maomé

Maomé, dada a suposta condição de iletrado, buscou recitar as revelações que lhe eram feitas e, após a sua morte, esses ensinamentos foram reunidos e compilados no chamado Alcorão, que em árabe significa “recitação”.

Entre os muçulmanos, são registrados 3,1 filhos por mulher; os cristãos têm 2,7.

Maomé (Mohammed) nasceu em Meca, na atual Arábia Saudita, no dia 22 de abril do ano 570 da era cristã. Era filho de Aminah e de Abd Allah, do clã Hashim, uma ala pobre dos coraixitas, tribo guardiã da “Caaba”, templo nacional do povo árabe. Ficou órfão de pai mesmo antes de nascer e com seis anos perdeu sua mãe.

Ismael ainda consegue conversar com Abraão e chora com a morte do líder. Depois, ele segue as suas palavras e os planos de Deus. O arqueiro consegue fazer riqueza e se torna um homem respeitado, conhecido mais tarde como o pai da nação árabe. O filho de Agar e Abraão ainda se torna pai de doze filhos.