Que mudanças ocorreram nos meios de transporte com a Revolução Industrial?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Foi nesse período do desenvolvimento econômico em que houve a adoção dos navios e trens a vapor, e, posteriormente, a invenção do automóvel e do avião.

A industrialização estimulou a revolução dos transportes que por sua vez promoveu a metalurgia e a siderurgia. A maior capacidade de circulação de pessoas e bens acelerou a produção e o crescimento dos mercados nacionais.

Nessa fase, foram utilizadas as máquinas de fiar nas indústrias têxteis; o tear mecanizado para a produção de tecidos e a máquina a vapor utilizada nas indústrias têxteis, nas usinas de carvão e de ferro, nos meios de transporte, como o navio a vapor e a locomotiva.

A evolução dos meios de transporte ocorreu por meio da modernização da sociedade global, com a criação de objetos técnicos inovadores. Os modais de transporte são empregados conforme o objetivo de sua utilização, possuindo diferenças significativas entre eles.

Iniciada no século XVIII na Inglaterra, a Revolução Industrial transformou a sociedade mundial ao tornar o capitalismo uma realidade em todo o planeta.

Sua principal consequência da Revolução Industrial foi a transição do sistema feudal para o sistema capitalista e a criação do sistema fabril mecanizado. A partir dos avanços tecnológicos da época, fábricas passaram a ter uma complexa substituição do trabalho manual por máquinas.

Daí a criação do barco e da locomotiva a vapor, inventos que revolucionaram os meios de transporte no século XIX.

O processo de industrialização provoca o crescimento das áreas urbanizadas e imputa maior dinamismo às economias nacionais. Em contrapartida, foi um dos principais responsáveis pelo aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de causar outros tipos de poluição ambiental.

Entre eles está o aprimoramento dos veículos, o que se dá por meio da fabricação de caminhões de diferentes tipos, que são personalizadas para a natureza da carga e necessidade do frete. Outra tecnologia substancial para essa área é o GPS, que ajuda no rastreamento dos veículos e na definição de rotas precisas.

Através dessas necessidades o homem realizou a maior evolução dos transportes que foi a invenção da roda, fato que ocorreu em aproximadamente 3500 a.C. Com o passar do tempo, como um reflexo da evolução humana os transportes também evoluíram e cada vez mais aprimorando o atendimento das necessidades do ser humano.

Um dos principais exemplos de como a tecnologia melhora as condições do transporte é o asfalto borracha. Já usado há mais de 40 anos em países como os Estados Unidos, ele só passou a ser implementado no Brasil por volta dos anos 2000.

Tração animal
Em muitos lugares, pessoas ainda utilizam cavalos, bois e outros animais para se locomover ou transportar cargas, especialmente em zonas rurais. Antes da Revolução Industrial e da introdução dos veículos a motor, a tração animal era a única alternativa de transporte além da caminhada.

Ferrovias. O transporte ferroviário é um dos mais antigos que existem. Ele é feito através de vias férreas e pode transportar, entre outros, pessoas e cargas. A origem desse meio de transporte está ligada diretamente com a Revolução Industrial do fim do século XVIII e começo do século XIX.

A evolução dos meios de transporte se deu em conformidade com o aperfeiçoamento das técnicas, seguindo as demandas da sociedade e também do sistema econômico vigente. Os transportes mecanizados surgiram no Brasil a partir da segunda metade do século XX.

Os meios de transporte evoluíram ao longo do tempo em razão das diferentes demandas dos agrupamentos humanos. Qual processo mundial teve como um dos seus condicionantes importantes o desenvolvimento dos transportes?

A evolução dos transportes na era da Globalização permitiu uma maior integração internacional e o crescimento da dinâmica econômica mundial.

De acordo com alguns cientistas, o primeiro meio de transporte foi o aquático, ainda no período da Pré-História. Para fazer canoas e botes, usados para cruzar mares e lagos, os homens utilizavam troncos de madeira, bambus e juncos.

As principais invenções dessa fase que modificaram todo o cenário vivido na época foram: utilização do carvão como fonte de energia; consequente desenvolvimento da máquina a vapor e da locomotiva; desenvolvimento do telégrafo, um dos primeiros meios de comunicação quase instantânea.

5 inovações que mudaram a história da Indústria

  • Roda. Registros de veículos com rodas datam da metade do quarto milênio antes de Cristo. ...
  • Motor. A Revolução Industrial aconteceu graças à invenção dos motores. ...
  • Código Morse e Telégrafo. ...
  • Transístor. ...
  • Internet.

Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.

A Revolução Industrial gerou ainda transformações profundas na produção de mercadorias com a substituição do modo de produção manufatureiro pelo da maquinofatura. Antes da industrialização, a produção de vestuário, por exemplo, era realizada em oficinas de artesãos conhecidas como manufaturas.