Que movimento influenciou o realismo?

Perguntado por: ebotelho7 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O realismo surgiu na segunda metade do século 19. Foi essencialmente uma reação ao idealismo da literatura romântica. O próprio romantismo, aliás, surgido no início do mesmo século, já vinha abandonando o idealismo, como se pode ver na obra do francês Victor Hugo, que não apresentava essa tendência em seus livros.

Já o naturalismo é um movimento que desponta como um aprofundamento de realismo, trazendo linguagem simplificada, representando tipos humanos animalizados e patológicos. Busca o engajamento social e o cientificismo. Muitas vezes realismo e naturalismo surgem em uma mesma obra literária.

De modo genérico, é possível dizer que o Realismo foi influenciado pelas novas teorias científicas que surgiam na época, a saber:

  • Positivismo, de Comte;
  • Comunismo, de Marx e Engels;
  • Evolucionismo, de Darwin;
  • Determinismo, de Taine.

O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas. Dessa forma, o autor mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.

O Realismo surge no momento pós Revolução Francesa e durante a Segunda Revolução Industrial. A Revolução Francesa consolida a burguesia como poder e a Revolução Industrial estabelece o proletariado, o que forma a luta de classes burguesia x proletariado. Além disso, há um grande avanço na ciência e na tecnologia.

O Realismo no Brasil foi um movimento artístico e literário, que influenciou o país em meados do século XIX, mais precisamente no ano de 1881, através da publicação do livro de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cuba.

A característica principal do Realismo é a de mostrar os fatos da maneira mais objetiva, sem abordagens excessivamente subjetivas, fantasiosas ou idealizadoras. É por isso que o realismo se aproxima dos procedimentos científicos, privilegiando a razão e o conhecimento que advém da observação direta dos fenômenos.

Já o Realismo baseia-se nas ideias de racionalidade e objetividade, propondo retratar fielmente a vida contemporânea (a sociedade burguesa e seus valores), para desnudá-la, criticá-la, transformá-la.

Os principais fatos históricos e correntes científicas que permearam o movimento realista são: Revolução Francesa. Marxismo. Darwinismo.

Flaubert

Conhecido pelo estilo objetivo, marcado pela análise psicológica, a ironia e a crítica sociopolítica, Flaubert é considerado o pai do realismo na França, movimento artístico e literário que surgiu no século 19. Em 1838, aos 16 anos, o escritor lançou a sua primeira obra autobiográfica, Memórias de um louco.

O realismo se caracteriza pela busca de uma representação mais verossímil da realidade por escritores, pintores, dramaturgos, músicos e escultores. Os artistas realistas prezam pela objetividade em suas obras, tendo atenção para as situações do dia a dia.

Em contraposição ao romantismo, movimento que antecedeu o realismo e cuja característica principal era a valorização da subjetividade e da sentimentalidade, o realismo privilegiou a objetividade e a racionalidade.

Dessa forma, os escritores realistas buscaram deixar de lado o lirismo, e emoção e o sentimentalismo, e passaram a demostrar a realidade de forma concreta, sem subjetivismo e idealizações.

Resposta verificada por especialistas. O determinismo dentro do realismo, refere se ao comportamento humano sendo definido pelo meio. Ou seja, existe há total aceitação da existência tal da forma a qual ela se apresenta.

O Realismo tem como objetivo representar a realidade vivida pela sociedade, fazendo críticas a temas sociais. A linguagem usada é direta e objetiva, ao contrário do subjetivismo encontrado no Romantismo.