Que mineiro fala uai?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Uai é uma interjeição utilizada particularmente no estado de Minas Gerais com o significado de dúvida, espanto ou surpresa. É um dos símbolos da linguagem e cultura mineira e um termo bastante utilizado para fazer referência aos mineiros.

- 'Êta ferro': algo complicado, se dar mal. - 'Arreda': afastar para o outro lado. - 'Espia': veja, olha aqui. - 'Trem': qualquer coisa que a pessoa não lembrou o nome.

Segundo o site Mundo Estranho, há controvérsias quanto à origem da expressão, que é muito falada em Minas e em Goiás. Para o estudioso da língua portuguesa Amadeu Amaral, falecido em 1929, UAI teria surgido da mudança da palavra “olhai” (no sentido de “preste atenção”).

Uai é uma interjeição utilizada particularmente no estado de Minas Gerais com o significado de dúvida, espanto ou surpresa.

Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do uai, a uma expressão de surpresa. E quer saber mais? O livro conta que o “sô” vem da palavra “sir”, senhor, em inglês. Daí a origem do uai, sô!

Minas Gerais é assim: na roça ou na cidade, homem ou mulher, adulto ou criança, todo mundo fala “uai”. Essa palavrinha com três vogais é usada pelos mineiros nas mais diversas situações: para expressar dúvida, espanto, surpresa e praticamente qualquer outro sentimento.

"Vixe" é uma interjeição muito usada no nordeste. Outros exemplos: Oxente! Vice! Oxe!

Baianos e turistas explicam o significado de 'Ôxe', uma das mais populares gírias baianas | Bahia | G1.

Em geral o mineiro, mineiro mesmo, pode cumprimentar com uma expressão verbal do tipo “boa” ou “bão”. “Boa” serve pra tarde e noite, já o “bão” é utilizado para o dia.

Está bem, está bem, mas se comporte. Falando em “ei…”. As mineiras falam assim, usando, curiosamente, o “ei” no lugar do “oi”. Você liga, e elas atendem lindamente: “eiiii!!!”, com muitos pontos de exclamação, a depender da saudade…

Bão, mar bão mermo – Bom, mas bom mesmo = Uma coisa muito boa, excelente. Bão pá daná – Bom para danar, bom demais, excelente, ótimo. Barango (a) – Pode ser usado com pessoas, coisas ou lugares: pessoa que não sabe se vestir, de mau gosto.

No português, há a interjeição "uai" que pode ser usado para demonstrar um espanto ou surpresa. No inglês, a palavra "why", além de um advérbio, também pode ser uma interjeição, curiosamente também usada para demonstrar um espanto ou surpresa.

Para os mineiros, UAI pode significar espanto, surpresa, dúvida, impaciência, admiração e até susto, mas o verdadeiro significado e a história de sua origem foram encontrados em Anais da Arquidiocese de Diamantina e nos arquivos históricos do governo do Estado de Minas Gerais.

UNIDADE DE ATENDIMENTO INTEGRADO (UAI)

O mineiro ou montanhês é o dialeto do português brasileiro falado nas regiões central, leste e sudeste do estado de Minas Gerais.

O dialeto mineiro é uma mescla da língua portuguesa com todos esses povos. Por isso que dizemos sempre que Minas é o Brasil e o mundo dentro da gente. A influência desses povos em Minas Gerais, não originou um sotaque apenas, mas vários, presentes em todos as 12 regiões mineiras.

As palavras vixi, vigi, vish e vishi, embora frequentemente utilizadas, são desaconselhadas. Vixe e vige são interjeições usadas popularmente, principalmente na região nordeste. Expressam espanto, admiração, surpresa, susto, ironia, aborrecimento, repulsa, medo,… dependente do contexto em que são usadas.

Quem é mineiro ou já conversou com um mineiro sabe que a gente tem um dialeto próprio, o mineirês. Para começar, não confunda o mineirês com o sotaque caipira, que é aquela forma de falar mais cantado, puxando o “r”.

O dialeto de Minas Gerais é considerado simples e o mineiro tem toda essa fama de ser tranquilo, simples, ingênuo e tudo isso é levado para o falar de Minas”, disse a doutora em linguística, Sueli Coelho. O mineirês não é gíria. É muito mais uma forma diferente de dizer dentro da mesma língua.

Continuar lendo É mineiro que fala uai?