Que mês nasceu Deus?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

É impossível determinar com certeza data do nascimento de Jesus, embora historiadores concordem que poderia ter ocorrido por volta do ano 4 a.C. Poderia ter sido 13 de abril. Ou em 14 de outubro.

Território palestino ocupado por Israel é onde nasceu Jesus. Belém, na Cisjordânia, um território palestino ocupado há quase meio século por Israel, é o lugar onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, mas também abriga locais santos para o judaísmo e o islã.

Lucas (1.36) registrou ser Cristo seis meses mais jovem que João Batista, o que faz ter o nascimento de Cristo ocorrido em setembro seguinte, ou seja, no outono do ano 7 a.C. A primitiva tradição cristã registrava que Jesus nasceu um dia depois de um Sabbath judeu, isto é, em um domingo.

27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e afêmea os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: aFrutificai e bmultiplicai-vos, e cenchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.

Para os cristãos, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo. Embora as festividades ocorram normalmente na noite do dia 24 de dezembro e as festividades prossigam até o dia 25, não se sabe, exatamente, quando e como Ele teria nascido.

A crucificação de Jesus foi um evento que ocorreu, provavelmente, entre o ano 30 d.C. e 33 d.C. Jesus, que os cristãos acreditam ser o Filho de Deus e também o Messias, foi preso, julgado pelo Sinédrio e condenado por Pôncio Pilatos a ser flagelado e finalmente executado na cruz.

2.500 anos

Pelo menos 2.500 anos. Foi quando a história de Deus começou a ser escrita por homens num processo de registro oral condensado naquele que é considerado o livro mais importante do cristianismo: a Bíblia Sagrada, cujo dia é celebrado no segundo domingo de dezembro em todo o Brasil.

Trinta e três é um número cabalístico na história da humanidade. 33 anos foi a idade que Cristo morreu e ressuscitou. 33 é o número que os médicos costumavam mandar os pacientes repetir enquanto faziam a ausculta do pulmão. Dizem que os 33 anos é a melhor idade da década dos 30.

Deus mora em todo lugar. No céu… mas também bem perto de nós, ali onde nós vivemos. E também em nós, uma vez que Paulo diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3.16) E, para que Deus possa continuar morando entre e em nós, é preciso que cada um de nós dê espaço para Ele.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

Onde o nosso Deus mora e habita? Ele não está nos sábios nem nos entendidos, mas nos corações pequenos, nas almas humildes, naquele que se faz pequeno. É ali que o Deus grande habita.

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: “25 de dezembro – natus Christus in Betleem Judeae.”, que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data – 25 de dezembro de 336 – é a primeira celebração do Natal registrada.

A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro. Os evangelhos afirmam que Maria era virgem quando engravidou.

Marcos afirma que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, pouco antes de sua morte. "Como agora sabemos que Herodes morreu em 4 a.C., conforme o Evangelho de Mateus, Jesus deve ter nascido em 4, 5, 6 ou 7 a.C."

Yahweh

O nome do Deus bíblico
Deus também lhe diz que deve apresentá-lo aos israelitas como YHWH (que se parece com a expressão "Eu Sou" em hebraico). Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência".

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)