Que medidas poderiam ajudar a reduzir o consumo e desperdício?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Conserve a descarga regulada e conserte vazamentos. Não jogue lixo nem papel higiênico no sanitário para não entupir os encanamentos,nem ter de usar mais água na descarga. Antes de abrir a torneira da pia da cozinha, passe a esponja na louça, talheres e panelas. Use somente um copo para beber água.

O desperdício de alimentos deve ser evitado por meio de um planejamento adequado, para que excessos e consequentes sobras não aconteça na unidade. A identificação e a avaliação do desperdício são importantes para oferecer melhor qualidade de serviço e maior atenção nutricional nas escolas (DE OLIVEIRA, et al 2012).

Menos desperdício significa não só mais disponibilidade de alimentos, mas também a possibilidade de aumento de produtividade e rentabilidade para produtores e consumidores, menor necessidade de expansão dos territórios agrícolas e, consequentemente, menos impacto ao meio ambiente.

A redução do consumo pode dar-se por meio de atitudes simples, que a longo prazo fazem toda a diferença, como:

  1. Adotar equipamentos com maior eficiência energética;
  2. Adotar equipamentos de redução de vazão nas torneiras e descargas com acionamento duplo;
  3. Realizar campanhas de conscientização.

Confira: 1- Tomar banhos mais curtos: fechar o registro ao se ensaboar, evita o disperdício de cerca de 80 litros de água. Além disso, é importante armazenar a água do banho em um balde para reutilizar em outras tarefas domésticas. 2- Fechar a torneira ao escovar os dentes: gera uma economia de 12 a 80 litros de água.

O desperdício dentro das escolas pode ocorrer de diversas maneiras. Uma das formas mais inteligentes de diminui-lo é investir na troca de torneiras convencionais por modelos com temporizador, bacias sanitárias com volume de descarga reduzido e secadores de mãos elétricos.

AS CAUSAS DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA NO PLANETA
Deixar a torneira aberta, enquanto se escova os dentes; Deixar a mangueira ligada enquanto se esfrega a calçada ou passa o pano no automóvel; Não consertar vazamentos em casas e prédios; Ficar muito tempo no chuveiro, entre outras causas.

Para reduzir o impacto do seu consumo, é necessário fazer escolhas mais sustentáveis, como reduzir o consumo de plástico de uso único, preferir produtos biodegradáveis, evitar o desperdício de alimentos, separar resíduos para reciclagem e optar por transportes que utilizam energia limpa.

Atualmente, um dos problemas mundiais que mais assolam o planeta é a fome. Por esse motivo, evitar o desperdício de alimentos é fundamental para criar hábitos mais sustentáveis, não só para cuidar do planeta, como também para criar uma conscientização a respeito dos problemas relacionados à fome.

As causas para tanto desperdício são muitas. Toneladas de alimentos são jogados no lixo em função de sua alta perecibilidade, condições inadequadas de embalagem, manuseio, transporte e armazenamento.

No Brasil, grande parte é desperdiçada na colheita e durante o manuseio e logística da produção: na colheita, o desperdício de alimentos é de 10%. Durante o transporte e armazenamento, a cifra é de 30%. No comércio e no varejo, a perda é de 50%, enquanto nos domicílios 10% vai para o lixo.

Além disso, devemos reduzir também o consumo de água, energia e combustíveis. Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental.

5 maneiras para diminuir o consumo de plástico

  1. 1- Recuse descartáveis em pedidos delivery. ...
  2. 2- Prefira utilizar sacolas retornáveis. ...
  3. 3- Leve uma garrafa reutilizável na bolsa. ...
  4. 4- Diga não aos canudos de plástico. ...
  5. 5- Use um saco de pano ou coloque as frutas, legumes e vegetais direto na cestinha.

Compre somente o necessário:
Para combater o excesso de lixo é preciso combater o excesso de luxo. Evite fazer compras por impulso, não consuma além de suas possibilidades para não desperdiçar. Planeje bem antes de ir ao mercado e evite comprar grandes volumes para estoque.

7 dicas de como evitar o consumismo e as compras por ansiedade

  1. Entenda o motivo por trás de cada compra. ...
  2. Controle seu orçamento. ...
  3. Foque nas suas metas financeiras. ...
  4. Adie as compras. ...
  5. Aposte no consumo colaborativo. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Separe o “ser” do “ter”

Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

O desperdício de água é uma das principais causas da falta de água em várias localidades. Combater esse problema é dever do cidadão, dos empresários e do Estado. O desperdício de água é um dos principais problemas relacionados com a disponibilidade e utilização dos recursos hídricos na atualidade.

Como reduzir o consumo de energia? Confira nossas dicas

  1. Valorize a iluminação natural. ...
  2. Fique atento às lâmpadas. ...
  3. Substitua equipamentos antigos. ...
  4. Utilize bem a ventilação natural. ...
  5. Confira a sua instalação elétrica. ...
  6. Retire equipamentos da tomada. ...
  7. Invista em energia solar fotovoltaica.

Não utilize pesticidas ou herbicidas nas plantas; Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de pôr na lixeira; Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares; Não descarte medicamentos ou outros materiais no vaso sanitário.

5 dicas para economizar água na agricultura

  1. Fique de olho no horário da irrigação. ...
  2. Instale hidrômetros na lavoura. ...
  3. Use a tecnologia a seu favor. ...
  4. Sistemas de irrigação adequados. ...
  5. Invista em um serviço de manejo da irrigação!