Que medidas Malthus aponta o controle da população?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A teoria malthusiana diz que a população cresce continuamente e em ritmo mais acelerado do que a oferta de alimentos, dinâmica essa que acentuaria a pobreza e a miséria no mundo. Para conter esse cenário, propunha a adoção de medidas conservadoras no campo dos costumes para a população mais pobre.

A solução que os reformistas propõem para esse problema é a elaboração de políticas de inclusão, melhor distribuição de renda e investimentos na qualidade de vida da população. Essas melhorias seriam capazes de, a médio e longo prazo, levar à diminuição das taxas de natalidade.

De acordo com a teoria malthusiana, as populações aceleravam sempre o seu ritmo de crescimento, que seguia a linha de uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, …), enquanto a disponibilidade de recursos e de alimentos aumentaria conforme uma progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, …), sendo ...

A Teoria Malthusiana ou malthusianismo é uma ideia sobre demografia que defende que a população cresce mais rápido do que a produção de alimentos. Esta ideia foi criada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834), no final do século XVIII, em plena Revolução Industrial.

O que é a Teoria Malthusiana:
Essa linha de raciocínio é conhecida como lei de Malthus. De acordo com os estudos de Malthus, após um período de 200 anos a população seria 28 vezes maior do que o crescimento da produção de alimentos, o que seria uma grande catástrofe para o mundo.

Segundo a teoria malthusiana, mudanças comportamentais, como a abstinência sexual e o adiamento dos matrimônios, seriam algumas das medidas para conter o crescimento populacional. No entanto, essas medidas seriam direcionadas principalmente às camadas mais pobres da população.

Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica que defende o controle do crescimento populacional para evitar o aumento da pobreza. Esse controle precisaria ocorrer especialmente nas nações menos desenvolvidas.

As idéias básicas desta teoria são todas contrárias às de Malthus: sua principal afirmação nega o princípio malthusiano, segundo o qual a superpopulação é a causa da pobreza. Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação.

Resposta verificada por especialistas
Visando melhorar a política de planejamento familiar, a Índia está apelando para a televisão, como forma de manter os casais ocupados e diminuir a natalidade do país. O governo decidiu reduzir o preço dos aparelhos de TV, para aumentar o entretenimento.

A teoria populacional malthusiana foi desenvolvida por Thomas Malthus, um pastor iluminista e economista. Ele dizia que o mundo estaria destinado à miséria, porque as pessoas se reproduzem mais rápido que a produção de alimento.

A teoria malthusiana foi considerada errada porque o ser humano aprimorou suas técnicas de produção, conseguindo garantir recursos suficientes para toda a população mundial. Contudo, muitos ficam sem alimento devido a maneira que sua distribuição ocorre.

No campo social o controle de natalidade serviria para diminuir o crime, pois o governo poderia assistir melhor os jovens, a quantidade de empregos possivelmente aumentaria, haveria diminuição da fome devido aos programas sociais que poderiam atender melhor a população, a saúde, a educação e mais uma série de outros ...

A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.

Malthus (1766-1834) defendia a tese de que a população crescia em patamares superiores aos da produção de alimentos, o que causaria graves convulsões sociais em razão do excesso de pessoas no mundo.

Sim. Na realidade, a gente pode verificar que a população do planeta está consumindo de modo cada vez mais acelerado. Nessa dimensão da realidade, tal fato representa um alerta com relação à capacidade produtiva (alimentos de origem animal e vegetal) em todas as partes do planeta.

Demografia é a ciência que tem como objeto de estudo as dinâmicas da população. Logo, é um campo do conhecimento que trata da produção e interpretação de informações diversas sobre a população em geral, a partir de meios como gráficos, tabelas e relatórios diversos.

O declínio populacional, portanto, traria boas notícia para o meio ambiente, com menos poluição e emissão de carbono. Eles também veem o crescimento da população como um “problema”, responsável pela fome, pobreza e desequilíbrio mundial.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade.