Que médico investiga tontura?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

O médico otorrinolaringologista, que é quem estuda a Otoneurologia, é o especialista particularmente nas tonturas das doenças do labirinto.

Entre as doenças neurológicas que podem provocar a tontura estão o Mal de Parkinson, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumor cerebral ou Alzheimer. Relacionada ao coração, a tontura pode surgir nos casos de arritmias cardíacas, insuficiência coronariana ou em problemas circulatórios, que prejudicam o labirinto.

Ela ocorre quando há uma inflamação em uma parte do ouvido — conhecida como labirinto, responsável tanto pela audição quanto pelo equilíbrio do corpo. Por conta disso, quando há alguma irregularidade com essa região, é possível que ocorra a sensação de tontura.

A presença de dificuldade na marcha, falta de coordenação e desequilíbrio, dificuldade para falar, formigamento, dormência ou paralisia na face (em geral de um lado só), escurecimento da visão ou visão borrada pode indicar comprometimento do sistema nervoso central.

Como fazer a tontura passar?

  1. Ingerir sal. O sódio é um nutriente conhecido por reter água no organismo. ...
  2. Comer um doce. ...
  3. Beber água. ...
  4. Sentar. ...
  5. Deitar e elevar as pernas. ...
  6. Tomar ar. ...
  7. Respirar.

Um colega me perguntou ontem qual a diferença entre 'TONTEIRA' e 'TONTURA'. Segundo os dicionários, elas querem dizer a mesma coisa: “sensação ilusória de movimento do corpo ou de movimento à volta do corpo”. Há ainda outro significado: o de “tontice”, que é o ato cometido por um tolo, tonto.

Este sintoma é um possível sinal do câncer de nasofaringe, apesar de ser mais frequentemente causados por outras doenças. Por isso, em caso de suspeita é importante consultar um médico para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Tontura psicológica (emocional)
Este tipo de tontura possui relação direta com nosso subconsciente e consciente. Pessoas que têm problemas emocionais ou psicológicos, quando estão em estado de crise, tendem a perder o ritmo da respiração, causando alterações graves.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

O colesterol também pode causar a tontura. Isso porque ocorre um engrossamento do sangue que afeta a oxigenação do labirinto. E, consequentemente, prejudica o equilíbrio da pessoa. Por isso é muito importante em casos de vertigens constantes fazer um exame de sangue para detectar o LDL, o mau colesterol.

  • 1 Chá de erva-doce. Notou que tudo começou a girar ao seu redor depois de consumir uma bebida ou alimento que não caiu bem para o estômago? ...
  • 2 Chá de limão. A tontura também pode ser uma resposta do organismo para a falta de energia. ...
  • 3 Mel e gengibre. Tontura derivada da sensação de fadiga?

Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Confira 6 dos sintomas mais clássicos, a seguir, e entenda o que fazer no caso de uma emergência.

  1. Formigamento e perda de sensibilidade. ...
  2. Dificuldade na fala. ...
  3. Diminuição da força e dificuldade de ficar em pé ...
  4. Perda de memória. ...
  5. Assimetria facial. ...
  6. Dores de cabeça súbitas e fortes.