Que me deste ou destes?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

“Desse” faz referência a um elemento próximo do interlocutor. “Deste” faz referência a um elemento próximo do enunciador. “Desse” indica um tempo futuro ou passado próximo. “Deste” indica um tempo presente ou o lugar onde está o enunciador.

Alternativa C. A sequência correta é: “Aquele acontecimento” (passado distante), “estas cicatrizes” (proximidade em relação a quem fala) e “neste ônibus” (proximidade em relação a quem fala).

Desta retrata aproximação entre o sujeito referido e aquele que está falando, enquanto dessa é usada para se referir a um tempo passado ou a alguém que está longe do sujeito que está falando.

Além da palavra desse, podem ser também usadas as seguintes flexões em gênero e número: dessa, desses, dessas, disso.

Significado de Desses, do verbo Dar
Desses vem do verbo dar. O mesmo que: oferecesses, trocasses, transferisses, vendesses, pagasses, recompensasses, gerasses, promovesses, comunicasses.

Ambos os termos existem e estão corretos. São consideradas contrações de uma preposição (em) com pronomes demonstrativos (esse ou este). No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste.

Eles podem variar em gênero e número, podendo ser masculino, feminino (desta, dessa) e neutro (disto, disso), bem como singular e plural (destes, desses, destas, dessas). Quando neutro, não há forma no plural.

A ideia do "neste" (em + este) é de proximidade. Portanto, o correto é falar "neste ano" para o ano que ainda não acabou. Quanto ao "nesse" (em + esse), nós devemos o usar para fazer a retomada de algum ano específico.

Os pronomes demonstrativos são usados para apontar a relação de distância (de lugar ou de tempo) entre o nome ao qual se referem e as pessoas do discurso. Assim, são pronomes usados para indicar a posição daquilo a que se referem.

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Como utilizar os pronomes demonstrativos?

  • Este(s), esta(s) e isto. Nesse caso, indica algo que se encontra perto da pessoa que fala. ...
  • Esse(s), essa(s) e isso. Diz respeito a algo que se encontra mais próximo da pessoa com quem se fala. ...
  • Aquele(s), aquela(s) e aquilo. ...
  • Este(s), esta(s) e isto. ...
  • Esse(s), essa(s) e isso.

Se for à semana em curso, será desta semana; se a referência envolve uma semana já transcorrida, já mencionada, será dessa semana.

1 desta vez, nesta oportunidade, nesta ocasião, nesta ocorrência, nesta caso, agora.

Introduz uma conclusão: 1 por isso, portanto, desta forma, desta maneira, deste jeito, deste modo, dessa forma, dessa maneira, desse jeito, pois. Exemplo: Não tínhamos piscina em casa, desse modo íamos ao clube.

Pronomes demonstrativos variáveis: este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles e aquelas. Exemplos: Esta bolsa é minha. (Indica proximidade com relação à 1² pessoa / quem fala).

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".

Esse pronome é utilizado para retomar um termo ou algo que foi citado anteriormente em um texto ou oração.

Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais. São eles: este, esta, estes, estas, isto, esse, essa, esses, essas, isso, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo.

Ambos é pronome indefinido usado para indicar, sempre, dois elementos: eu e você, você e ele, ele e ela, isto e aquilo, mas jamais para referenciar mais de dois elementos. Assim é que, se usado "ambos" para indicar três pessoas ou coisas, é o mesmo que dizer "o trio de dois" ou a "dupla de três".

Continuar lendo