Que material é feito o caderno?

Perguntado por: imesquita . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Os papéis mais comuns são feitos de fibras de madeira, enquanto os mais nobres são produzidos com fibras de algodão ou linho. A madeira é transformada em pasta de celulose por meio de processo mecânico ou químico, sendo esta última de melhor qualidade, também chamada de celulose alfa.

celulose

A matéria prima do papel é a celulose.
Em contrapartida, as árvores não são compostas apenas de celulose. Por isso, na produção de papel é importante o desfibramento, a deslignificação e a lavagem da madeira, ou seja, a retirada dos outros compostos da madeira.

A gráfica Redoma se encontra entre os melhores fabricantes de cadernos e agendas, pois está no mercado há mais de 40 anos, o que comprova a excelência de seus produtos.

O que são matérias-primas? Em suma, a matéria-prima é todo elemento base fundamental para a produção de produtos industriais. Pode ser um elemento natural ou produzido. No entanto, deve ser a base para a criação de um produto específico.

A matéria-prima utilizada na fabricação do papel pode ser celulose, papéis reciclados ou, ainda, uma pasta mecânica. A pasta mecânica é formada por celulose e lignina, a partir da ação abrasiva do rebolo contra a madeira, fazendo com que ela seja desfibrada.

Da madeira ao papel
Como você deve saber, o papel vem da árvore, mas o único componente da madeira utilizado na produção é a fibra da celulose. A título de curiosidade, com metade de uma árvore são produzidas aproximadamente 1500 folhas de papel.

Ele é preparado por meio da reação entre dióxido de enxofre e carbonato de sódio ou hidróxido de sódio. A celulose, principal massa celular estrutural das plantas, é a matéria-prima mais utilizada para fazer o papel sulfite.

grafite

Para a mina de grafite, usa-se uma mistura de argila tratada (semelhante à usada na fabricação de cerâmicas) com grafite moído, obtendo-se uma massa que é prensada da mesma forma que a mina colorida.

Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.

A polpa de celulose é espalhada em uma tela de metal que roda entre diversos cilindros, a matéria é então seca e prensada até atingir a gramatura desejada para o papel a ser produzido.

O livro é feito a partir da folha, que é a base do papel. A folha é composta de fibras de celulose, que são obtidas a partir da madeira. As fibras são separadas e misturadas com água para formar uma pasta. Esta pasta é então pressionada e aquecida para criar o papel.

A capa dos cadernos em capa dura tem sua base em papelão Horlle que proporciona ao produto firmeza, a impressão da arte é feita em papel reciclato 150g que envolve o papelão e proporciona um fino acabamento. As páginas do caderno (miolo) são produzidas em papel sulfite.

História. Evidências históricas apontam que o primeiro objeto de anotação portátil foi criado pela civilização Suméria, por volta de 3500 a.C. a 3000 a.C, na Antiga Mesopotâmia.

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral. Elas podem ser utilizadas no estado natural ou transformadas, quando são processadas por outra indústria e dão origem a um material semimanufaturado.

É o estoque de produtos que são as matérias-primas usadas nos processos produtivos. Alguns exemplos simples de matéria-prima: tecidos; chapas e barras de metais; madeira; papel e papelão; couro; fios de algodão; poliéster; cimento; pedra britada; areia.

Café é a matéria-prima mais vendida a nível mundial, a seguir ao petróleo.

Sem lignina, a celulose torna-se branca. Para o processo de branqueamento do papel, a celulose é tratada com reagentes químicos que tem a função de melhorar a pureza química, limpeza e alvura.